Como deveria ser a infância de toda criança: o sistema escandinavo de ensino

  • atualizado: 
play-nature-doc

Poderia ser a história do sistema escolar escandinavo mas é muito mais que isso. É um retrato cinematográfico de como deveria ser a infância de todas as crianças do mundo.

NaturePlay é o novo documentário do premiado diretor dinamarquês Dan Stilling, que mostra a Dinamarca, a Suécia, a Noruega e os Estados Unidos através dos olhos das crianças e contam sobre a enorme diferença entre aquelas que cresceram nos países do norte da Europa e aquelas do Novo Continente.

O documentário de Stilling começa a partir de uma América que transformou suas crianças em pequenos robôs, as padronizou e acabou com o amor infantil instintivo às brincadeiras, à exploração e à descoberta.

Nas escolas norte-americanas, as crianças perdem anos a fio preparando-se para testes e provas, perdendo suas preciosas horas que deveriam ser dedicadas à diversão e à despreocupação típica e única da infância.

"Há algo de terrivelmente errado com o sistema escolar norte-americano. Esta não é a maneira em que as crianças devem aprender. Não é de se admirar que as crianças norte-americanas estejam estressadas, sofram de obesidade e depressão. Os pais as forçam a estudar muito e a fazerem atividades extracurriculares em nome da preparação ao sucesso da vida adulta", diz Stilling.

É por isso que o diretor decidiu comparar a vida dos pequenos norte-americano com as dos pequenos norte-europeus que crescem em contato com a natureza, sem obsessões e sujando suas mãos com a terra. Uma abordagem muito mais natural, linear e definitivamente mais eficaz.

O documentário, que ganhou cinco prêmios internacionais, conta em 80 minutos a vida nos bosques próximos a Copenhague, incluindo os fiordes noruegueses distantes dos arranha-céus.

"As crianças pertencem à natureza e a natureza é o melhor professor. É por isso que em muitos países escandinavos as escolas e os jardins de infância estão localizados em bosques e, apesar da (baixa) temperatura, elas passam seus dias e nunca se cansam da chuva, do sol ou do vento" acrescenta Stilling.

play nature 2

No filme as crianças aprendem a fazer nós, a escalar paredes íngremes, a ajudar na preparação das refeições escolares e a se machucarem, a se sujarem, a caírem e a levantarem novamente e mais forte do que antes.

"Aqui ninguém lhes grita para não se sujarem, para terem cuidado, para não correrem, porque os adultos daqui pensam que essa é uma maneira de fazer com que as crianças compreendam por elas mesmas, o que significa assumir riscos e encontrar o equilíbrio certo. Um mundo, em suma, completamente longe do norte-americano", explica o diretor dinamarquês.

"O objetivo do meu documentário é mostrar que o caminho certo é o adotado pelo norte europeu. Não servem regras muito rígidas, melhor adotar o bom senso ao lidar com as crianças, com humanidade e não como se fossem parte de um sistema já escrito por adultos.”

Leia mais sobre educação infantil:

PEDAGOGIA WALDORF: 10 PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE RUDOLF STEINER

10 PONTOS FUNDAMENTAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NA FINLÂNDIA

O FANTÁSTICO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI

CRIANÇAS BRINCAM LIVREMENTE CADA VEZ MENOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!