Criança precisa dormir de tarde?


Tem criança que vai voluntariamente fazer uma soneca depois do almoço, no começo da tarde, enquanto outras brigam com o sono. Mas repousar-se à tarde é um costume necessário para a saúde da criança? Por que?

Responde um estudo feito feito pela Universidade de Massachusetts: Crianças com idades entre 3 e 5 anos têm uma capacidade limitada de armazenar as informações aprendidas. A soneca do meio da tarde serviria propriamente para que o cérebro infantil desse uma pausa e pudesse aumentar sua área ligada à aprendizagem. Assim o cérebro teria 10% a mais de possibilidade de consolidar as informações adquiridas durante a manhã.

Quanto tempo as crianças deveriam dormir à tarde? Uma hora no mínimo, diz o estudo.

Muitos pais se questionam se devem ou não estimular o sono das crianças à tarde. Alguns preferem que a criança não durma para irem mais cedo para a cama, à noite. Outros fecham janelas e simulam a noite para o soninho da tarde. Tem escolinhas infantis que até possuem caminhas para as crianças ficarem à vontade se quiserem dormir ou não.

Verdade é que tem criança que não dorme à tarde nem por decreto presidencial, o que normalmente não deve ser um problema pois crianças geralmente têm a capacidade de se autorregularem com o sono, a fome, etc. Mas em qualquer caso, se a criança fica muito irritada e chata quando cai a noite, talvez por excesso de cansaço, o fato pode ser levado ao pediatra para pedir uma sua opinião sobre estimular ou não o soninho da tarde.

Especialmente indicado para você:

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA: IDEIAS DIVERTIDAS E GRATUITAS PARA AS FÉRIAS!

MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

COMO FAZER BRINQUEDOS REUTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS

Fonte foto: healthyhappysleep




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...