O verde perto das escolas acelera o desenvolvimento cognitivo das crianças

  • atualizado: 

verde perto escolas acelera desenvolvimento cognitivo crianças

Coloque uma escola com um espaço verde ao lado: ela irá beneficiar o desenvolvimento mental das crianças que a frequentam.

Isso mesmo! De acordo com pesquisadores do Centro Espanhol de Investigação em Epidemiologia Ambiental, existe uma ligação entre a exposição a espaços verdes em uma escola que está localizada na cidade, e o desenvolvimento cognitivo das crianças nos graus elementares. O contato com a natureza (fora da escola, e também nos arredores de casa), desempenham um papel fundamental e insubstituível no desenvolvimento do cérebro das crianças.

O estudo, publicado na PNAS, foi baseado no monitoramento a cada três meses (entre janeiro de 2012 e março de 2013) das medidas cognitivas de quase 2.600 crianças, de 7 a 10 anos de idade em Barcelona.

Durante um período de 12 meses, a exposição ao verde e em torno das escolas, tem sido associada a uma maior capacidade mental de manipular continuamente e de atualizar as informações com facilidade. Além disso, registrou-se uma maior capacidade de memória e uma desatenção reduzida, independentemente da etnia, da escolaridade materna e do emprego dos pais.

Leia também: Diferenças entre ricos e pobres impactam na aprendizagem

"Também descobrimos que o tráfego relacionado com a poluição do ar, tem um impacto entre 20 e 65% sobre o vínculo entre o verde ao redor de escolas e o desenvolvimento cognitivo. Parte da influência observada do espaço verde no desenvolvimento cognitivo, poderia ser mediada pela capacidade dos espaços verdes em reduzir a poluição do arrelacionada negativamente com o desenvolvimento cognitivo", diz Payam Dadvand que liderou o estudo.

Observou-se a mesma ligação entre os espaços verdes e as casas. Dado o número crescente de pessoas que vivem em áreas urbanas, a pesquisa sugere que a expansão de espaços verdes perto de casa poderia "resultar em uma vantagem no capital mental da população", diz Jordi Sunyer, um dos autores.

Em suma, mais uma vez sai vencedora a política que apoia a criação de áreas verdes, sobretudo nas cidades e nas áreas mais frequentados pelas crianças!

Leia também: 

As incríveis fotos de “Escolas?” públicas no Brasil

Ensinando a ser gente: escola inova em método de ensino

Muse: a primeira escola vegana nos Estados Unidos

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!