Pesquisa Sugere Evitar Produtos de Higiene Infantil Perfumados


Perfume de bebê é bom demais! E não é à toa, pois esse cheirinho produz grande quantidade de dopamina, o hormônio do prazer e da recompensa, o mesmo que ocorre quando consumimos alimentos saborosos ou substâncias viciantes. Será exatamente por isso que as empresas continuam a adicionar fragrâncias aos produtos de higiene infantil? Uma pesquisa desenvolvida pela UFPR revela os motivos pelos quais é melhor evitar produtos com perfume para bebês.

Os Perigos Escondidos nos Produtos de Higiene Infantil

Apesar do apelo cultural pelo “cheirinho bom de bebê”, o uso de produtos de higiene infantil com perfume pode expor as crianças a riscos desnecessários, como alergias e dermatites. Um estudo conduzido por pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná analisou 398 produtos de higiene infantil no mercado brasileiro e descobriu que mais de 70% deles continham fragrâncias em sua composição, especialmente em xampus e lenços umedecidos.

O Fantasma do “Parfum”

O termo genérico “parfum” oculta uma variedade de substâncias não reveladas pelos fabricantes, tornando impossível para os consumidores saberem quais ingredientes estão sendo utilizados. Essas fragrâncias sintéticas podem desencadear dermatite de contato em crianças, uma vez que sua pele delicada é mais suscetível à penetração de substâncias irritantes.

Recomendações e Cuidados

Especialistas aconselham os pais a lerem atentamente os rótulos dos produtos de higiene infantil e evitarem aqueles que contenham “parfum”. Além disso, produtos descritos como “naturais” ou contendo óleos essenciais também devem ser analisados criticamente, pois podem apresentar os mesmos riscos à saúde que os produtos sintéticos.

A melhor escolha é aquela por produtos “sem perfume”, simples assim. Muitas vezes a criança apresenta uma dermatite e a última coisa a qual pesamos é nos produtos de higiene: lencinhos umedecidos, cremes, sabonetes, etc. As fragrâncias parecem delicadas, mas de fato não o são.

Saiba mais:

A Busca por Regulamentações Mais Rígidas

As pesquisadoras clamam por uma regulamentação mais rigorosa que exija a divulgação completa dos ingredientes e concentrações presentes nas fragrâncias dos produtos de higiene infantil. Eles argumentam que são necessários estudos mais abrangentes para entender os efeitos dessas substâncias na saúde das crianças e que a conscientização pública sobre o uso responsável desses produtos é fundamental.

Diante dos riscos associados aos produtos de higiene infantil com perfume, é essencial que os pais estejam vigilantes e façam escolhas conscientes para proteger a saúde de seus filhos. A transparência na rotulagem e uma regulamentação mais rigorosa são passos importantes para garantir a segurança e o bem-estar das crianças em todo o mundo. Enquanto isso não acontece, evite produtos perfumados.

O estudo “Frequency of perfume in 398 children’s cosmetics”, foi publicado no periódico Jornal de Pediatria.

Leia mais para se aprofundar:

Perfume infantil: como e quais usar

Cheiro de Suor em Crianças – O que Fazer?

Crianças brasileiras estão entre as mais expostas a desreguladores hormonais

Menos maquiagem, menos creme, menos cosméticos às nossas crianças

Criança de maquiagem: permitir ou proibir? Quais são os riscos?

Generation Drag: o show das crianças LGBTQIA+




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...