O Perigo dos Balões de Aniversário Inflados com Gás Hélio


A alegria e o colorido de certos tipos de balões em festas de aniversário se transformaram em histórias trágicas que ecoam uma advertência crucial para todos os pais. Os balões de aniversário, desses laminados, geralmente em formato de números ou corações, feitos de papel alumínio e inflados com hélio, podem ser visualmente atraentes, mas também podem representar riscos significativos, como ficou evidente em dois casos conhecidos.

Os relatos devastadores de Luke Ramone Harper, de 8 anos, da Irlanda, e Alexandra Kelly, de 7 anos, dos Estados Unidos, ressaltam os perigos muitas vezes subestimados desses objetos aparentemente inofensivos.

Duas histórias trágicas envolvendo balões a hélio

Luke, em um acidente inimaginável, colocou um balão em forma de oito sobre sua cabeça, inalando gás hélio e sofrendo danos cerebrais fatais. Sua mãe, Hilary McSweeney, compartilhou a dor e o choque dessa perda para alertar sobre a importância de descartar corretamente balões de hélio usados.

Por outro lado, a tragédia de Alexandra Kelly ocorreu enquanto ela brincava com balões do próprio aniversário. Um balão grande e colorido, inflado com hélio, acabou se tornando um perigo quando a menina o colocou acidentalmente em volta de sua cabeça. A mãe, Channa Kelly, inconsciente dos riscos, presenciou um desfecho devastador ao encontrar sua filha inconsciente no chão.

Não se sabe se a menina faleceu por asfixia ou por envenenamento do gás hélio, mas ambos os casos demonstram a tragicidade da vida. Esses balões são feitos de materiais mais resistentes justamente para evitar a fuga do gás, cuja inalação pode ser fatal, sobretudo se ocorrer em locais pequenos e fechados.

Boicote

A falta de oxigênio no cérebro de Luke e o incidente envolvendo Alexandra destacam a urgente necessidade de os pais estarem cientes dos perigos reais associados a esses balões. Muitos não compreendem os riscos inerentes ao hélio, um gás aparentemente leve e inofensivo. E mesmo pequenas quantidades desse gás podem resultar em situações fatais, como demonstrado nessas tristes histórias.

O melhor seria não comprar esse tipo de adereço para festa. Além de perigosos, poluem e são absolutamente desnecessários. Essas histórias ficaram conhecidas, mas quantas outras crianças foram vítimas desses balões?

Compartilhe!

Fontes:

  1. The Journal
  2. CBS News

Talvez te interesse ler também:

Soltar balões com sementes de árvores no Réveillon NÃO é uma boa ideia

Pula-pula inflável, um brinquedo perigoso. Veja como proteger as crianças

O que fazer se a criança colocar coisas no ouvido ou no nariz?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...