Bichectomia: remoção da gordura bucal é a nova e louca tendência


Cada vez mais os procedimentos estéticos estão tomando conta das procuras médicas. A tendência agora é a remoção da gordura bucal, mais conhecida como bichectomia.

Rosto fino, mandíbulas definidas, bochechas contornadas: esse é o atual padrão de beleza entre os famosos.

Nas últimas semanas, a remoção de gordura bucal tornou-se um assunto polêmico nas mídias sociais.

Com o auxílio da cirurgia plástica, a redução da gordura bucal, é o novo procedimento favorito das celebridades.

© Valeria Boltneva/Pexels

© Valeria Boltneva/Pexels

O que é a nova tendência de remoção de gordura bucal?

De acordo com dados do Google Trends, as buscas por remoção de gordura bucal dispararam dramaticamente a partir de 11 de dezembro.

A remoção de gordura bucal é a remoção de gordura da almofada de gordura bucal, uma massa de tecido localizada profundamente na bochecha.

O procedimento é normalmente realizado sob anestesia. Um cirurgião criará pequenas incisões em ambos os lados do interior da boca do paciente para expor a gordura bucal e, em seguida, remover parte ou toda a gordura.

Patricia Marques, médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) explica:

“Basicamente, na bichectomia, removemos um tecido gorduroso que existe abaixo das maçãs do rosto, chamado Bola de Bichat. É este tecido que dá formato às bochechas”.

A razão pela qual a redução de gordura bucal está em alta atualmente é criar a aparência de maçãs do rosto mais esculpidas e definidas. Esses pacientes procuram enfatizar a “cavidade submalar” abaixo da maçã do rosto.

A recomendação dessa cirurgia, no entanto, não é apenas estética: quando o volume das bochechas atrapalha a mordida ou causa dor a um paciente, ela também é indicada.

Quais são os riscos da bichectomia?

Em 2019, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realizou uma campanha de conscientização sobre os riscos da bichectomia, intitulado “Bichectomia: Não é tão simples assim”.

Na postagem, a organização alertou que:

“O procedimento pode gerar importantes distorções anatômicas, que com o envelhecimento se agravarão, dando a face um aspecto mais envelhecido em comparação à idade cronológica”.

Remover o volume do rosto pode ter um efeito de envelhecimento prematuro nos pacientes.

À medida que o paciente envelhece e naturalmente perde volume em seu rosto, a falta de gordura bucal pode fazer com que pareçam magros e mais velhos.

E outra: por mais que ela seja uma cirurgia relativamente rápida, a bichectomia é irreversível.

Procedimentos estéticos exigem muita cautela. Por isso, caso decida fazer a bichectomia, consulte um especialista confiável!

Fonte: CNN

Talvez te interesse ler também:

Peeling de fenol: tratamento estético agressivo promete rejuvenescer a aparência em até 20 anos

Incrível aumento de cirurgia bariátrica no Brasil: obesidade e riscos

Ivo Pitanguy é uma grande perda. Cirurgia plástica não é só estética




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...