Pesquisadores afirmam que sexto sentido é questão de genética


Visão, audição, olfato, paladar, tato. Os cinco sentidos nós já sabemos quais são, mas e o sexto?

Muitos podem até achar que é algo sobrenatural (assim como no filme de Bruce Willis), mas o sexto sentido está mais ativo do que nunca.

Este sexto é totalmente inconsciente. É o que o Dr. Niccolò Zampieri, chefe do Laboratório de Desenvolvimento e Função de Circuitos Neurais no Centro Max Delbrück em Berlim, explica:

“A função do sexto sentido é coletar informações dos músculos e articulações sobre nossos movimentos, nossa postura e nossa posição no espaço, e depois transmiti-las ao nosso sistema nervoso central.

Esse sentido, conhecido como propriocepção, é o que permite que o sistema nervoso central envie os sinais certos através dos neurônios motores aos músculos para que possamos realizar um movimento específico”.

Sexto sentido ou propriocepção

Para realizar movimentos coordenados, contamos com neurônios sensoriais especiais (neurônios sensoriais proprioceptivos – pSN) em nossos músculos e articulações. Sem eles, o cérebro não saberia o que o resto do nosso corpo está fazendo.

Pessoas sem propriocepção não podem realmente realizar movimentos coordenados.

pSN

Os corpos celulares pSN estão localizados nos gânglios da raiz dorsal da medula espinhal.

Eles estão conectados através de longas fibras nervosas aos fusos musculares e aos órgãos tendinosos de Golgi, que registram constantemente o alongamento e a tensão em todos os músculos do corpo.

O pSN envia essas informações para o sistema nervoso central, onde é usado para controlar a atividade do neurônio motor para que possamos realizar movimentos.

Genética

De acordo com uma pesquisa feita com os pSN, foi investigado quais genes no pSN dos músculos abdominais, das costas e das pernas são lidos e traduzidos em RNA.

Os resultados foram surpreendentes: esses genes já estão ativos no estágio embrionário e permanecem ativos por pelo menos um tempo após o nascimento.

Ou seja, o sexto sentido está intimamente relacionado com a genética.

A equipe de cientistas explica:

“O objetivo agora é investigar melhor o desenvolvimento e a função de redes sensoriais específicas de músculos individuais.

Com a optogenética, por exemplo, podemos usar a luz para ligar e desligar os proprioceptores, individualmente ou em grupos. Isso nos permitirá revelar seu papel específico em nosso sexto sentido.

Assim que entendermos melhor os detalhes da propriocepção, poderemos otimizar o desenho de neuropróteses, que assumem habilidades motoras ou sensoriais prejudicadas por uma lesão”.

Esqueleto saudável

Recentemente também foi descoberto que a propriocepção funcionando adequadamente também é importante para um esqueleto saudável.

A escoliose, por exemplo, é uma condição que às vezes se desenvolve durante o crescimento na infância e faz com que a coluna fique torta e torcida.

A displasia do quadril (uma anormalidade da articulação do quadril) também pode ser causada por propriocepção defeituosa.

Entender melhor o sexto sentido pode ajudar no tratamento de doenças e danos esqueléticos.

Aos poucos a ciência vai descobrindo o tão misterioso sexto sentindo.

Assista ao vídeo para entender melhor o que é a propriocepção:

Fonte: istoedinheiro.com.br

Talvez te interesse ler também:

O que é intuição e como aumentar seu poder intuitivo

Descoberto o neurônio que regula o apetite e a sensação de saciedade

Como criar novas sinapses cerebrais e viver uma nova realidade




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...