Sangue e personalidade: a teoria que associa o tipo sanguíneo com as características de cada um

Sangue e personalidade

Muitos de vocês conhecem ou já ouviram falar sobre a dieta do tipo sanguíneo, que recomenda uma dieta e um estilo de vida para cada tipo de sangue (A, B, 0, AB). No Japão, é muito comum supor que o sangue afeta de alguma forma, as características psicofísicas das pessoas, bem como as suas atitudes.

Esta teoria, conhecida como Ketuekigata, data do início do século XX e a formulá-la de forma mais detalhada foi Takeji Furukawa, professor de psicologia, em seu "Estudo do temperamento através dos grupos sanguíneos", em 1927, onde ele analisou as características de um grupo de alunos em uma escola de Tóquio. Após sua publicação, a teoria tornou-se muito popular e amada no Japão, onde vários jornais oferecem algum tipo de horóscopo do sangue, como fazemos para os signos do zodíaco.

Mas vamos entender melhor do que se trata esta teoria. O ponto-chave a partir do qual começamos é simples: cada tipo de sangue levaria à algumas características específicas que se encontram em todas as pessoas de um mesmo grupo sanguíneo.

GRUPO A

Pessoas sérias, criativas, sensíveis, reservadas, pacientes e responsáveis, mas ao mesmo tempo teimosas, são aquelas em cujas veias corre o sangue tipo A. São indivíduos gentis, aqueles que muitas vezes colocam os interesses dos outros na frente de seus próprios interesses. Embora possam parecer exteriormente calmos, na verdade, por dentro são muito agitados e podem sofrer de ansiedade, por isso devem ficar algum tempo sozinhos para poderem descansar. As pessoas do grupo A são bons ouvintes e bons amigos; podem ser artistas, mas também podem desempenhar bem qualquer trabalho em que devam estar em contato com outras pessoas.

GRUPO B

Pessoas do grupo B são particularmente brilhantes e empreendedoras, não muito confiáveis e um pouco egocêntricas. Cheias de energia e autoconfiança, muitas vezes são líderes que assumem altas posições em seus trabalhos porque confiam muito na própria intuição e pouco em outras pessoas. São pessoas entusiastas, alegres, comunicativas, sociáveis, não se preocupam muito com os riscos e desdenham das regras. Elas também são menos leais do que as pessoas do grupo A, as quais se pode dizer que são o seu exato oposto em tudo.

GRUPO 0

Os homens e as mulheres do grupo 0 são pacifistas de nascença, otimistas, independentes e generosos por natureza. Eles amam novidades e estarem perto de pessoas que costumam lhes retribuir carinho porque, como eles, são pessoas respeitosas das idéias alheias, compreensivas e abertas. Pessoas do grupo 0 sabem controlar suas emoções, são cheias de confiança, extrovertidas, pacientes e sempre têm um objetivo muito claro. Por todas estas razões são geralmente excelentes organizadores e podem expressar o melhor de si dentro de um grupo de pessoas.

GRUPO AB

As pessoas do grupo AB, o tipo sanguíneo mais raro, são geralmente muito racionais e controladas, críticas, esquecidas e às vezes irresponsáveis. Apesar disso, elas são sensíveis e profundas. Logo fica claro então, que este tipo de sangue, estando entre o A e o B, vivem uma espécie de ambivalência nem sempre fácil de gerir. São pessoas que sabem muito bem resolver os problemas que surgem e são muito sérias no trabalho.

Obviamente faltam provas científicas que justifiquem esta teoria, no entanto, um pouco "como os signos do zodíaco", é uma coisa fascinante. Você se identificou? Eu sim, hehehe :)

Leia também:

JAMES HARRISON, O HOMEM QUE DOANDO SANGUE SALVOU A VIDA DE 2 MILHÕES DE CRIANÇAS

ATAQUE CARDÍACO: UM EXAME DE SANGUE PARA SABER SE ESTÁ EM RISCO

DEPRESSÃO: UM EXAME DE SANGUE PARA DIAGNOSTICÁ-LA