Paradeiro de indigenista brasileiro e jornalista inglês segue um mistério


As buscas pelo indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips continuam, (desaparecidos desde domingo, 5) agora com ajuda de mergulhadores e especialistas em resgate na selva, e com atuação da Marinha.

Comunidades indígenas, a imprensa internacional e os entes queridos cobram esclarecimentos com urgência e criticam a ausência do poder público brasileiro na região do desaparecimento.

Ambientalistas e jornalistas no Brasil

Cláudia Lemos, presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública, lamenta:

“Neste país, jornalistas são ameaçados e agredidos. Quando isso acontece é a democracia que está em risco.

Posso lembrar alguns desafios que enfrentamos, entre eles a necessidade de combater a desinformação, tema em debate no parlamento.

Fortalecer a imprensa faz parte desse combate, assim como fortalecer a comunicação pública para promover a transparência, a prestação de contas e o acesso aos serviços prestados aos cidadãos”.

Para muitos, o desaparecimento representa nitidamente a omissão do governo brasileiro.

Bruno já era alvo de ameaças de madeireiros e garimpeiros que tentam invadir terras indígenas na região e também já era de conhecimento das autoridades.

Em entrevista ao SBT, o presidente Jair Bolsonaro levantou a hipótese de um acidente:

“Realmente, duas pessoas apenas num barco, numa região daquela completamente selvagem é uma aventura que não é recomendada que se faça. Tudo pode acontecer. Pode ser acidente, pode ser que tenham sido executados”.

Amazônia Saudita

Assim como na Arábia Saudita, a exposição da realidade amazônica é reprimida com violência.

A violência na Amazônia é mais bárbara.

O provável assassinato de Dom e Bruno, mais que um crime brutal, é a prova do nosso retrocesso civilizatório.

Se trata de uma área com histórico de violência contra a causa indígena.

Área de garimpo ilegal e tráfico de drogas

Segundo dados divulgados pela Carta Capital, Tabatinga, município do Amazonas na região da tríplice fronteira onde desapareceram o jornalista inglês e o indigenista brasileiro, foi a segunda cidade na qual a Polícia Federal mais instaurou inquéritos policiais (IPL) por garimpo ilegal no estado do Amazonas na última década.

Ao todo, o município foi local de 18 possíveis crimes investigados e só fica atrás de Manaus, que teve 76 no mesmo período.

De acordo com a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), o jornalista estava indo para uma localidade, chamada Lago do Jaburu, para entrevistar indígenas e Bruno o acompanhava.

Desaparecimento inadmissível

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, classificou na terça, 7, como “inadmissível” o desaparecimento dos ambientalistas.

Justamente na terça, a Câmara dos Deputados promoveu uma sessão em homenagem ao Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

Octávio Costa afirmou com indignação:

“É inadmissível que a Amazônia ainda conviva com esse tipo de episódio, com pessoas desaparecidas em terras indígenas por ações de grileiros, por alvo de grileiros. É inadmissível. Então, para nós é lamentável que esse episódio esteja ocorrendo exatamente no dia dedicado à liberdade de imprensa”.

Suspeitos

A Polícia Militar do Amazonas prendeu, nesta quarta-feira, 8, um homem suspeito de ter envolvimento com o desaparecimento.

O procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, Eliesio Marubo, informou em entrevista que são três suspeitos envolvidos no desaparecimento.

Muitos estão criticando o fato de as autoridades terem demorado mais de dois dias após o desaparecimento para autorizar as buscas aéreas, o que seria uma indicação de que o governo Bolsonaro não estaria levando o caso com a devida seriedade.

O desaparecimento de indigenista e jornalista está repercutindo no exterior e o paradeiro deles segue um mistério.

A resposta insuficiente do governo brasileiro tem causado angústia para as famílias de Dom e Bruno, e também para todas as pessoas que são contra a violência e a destruição ambiental que assolam a Amazônia.

Queremos respostas já!

Talvez te interesse ler também:

O ouro e o diamante do garimpo ilegal destroem a Amazônia 

Garimpo a todo vapor: empresa italiana fatura ouro de extração ilegal em terras indígenas paraenses 

Duas crianças Yanomami morrem ao serem “sugadas” por draga de garimpo




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...