Robô de slime magnético pode achar objetos engolidos acidentalmente

Cientistas desenvolveram um robô magnético feito de slime, ou seja, de amoeba, aquele brinquedo de criança que parece uma meleca (às vezes é chamado de meleca!)

O  robô viscoso se molda e poderia se mover por passagens estreitas, inclusive dentro do corpo humano, para ajudar a encontrar itens que foram absorvidos ou engolidos por acidente.

O robô pode realizar tarefas como consertar circuitos quebrados e a capturar objetos e ajudar a detectar corpos estranhos dentro do corpo humano.

Como funciona

Pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong criaram um robô mole e magnético, misturando múltiplas substâncias para fazer o slime que pode ser controlado por um campo magnético externo.

Eles também adicionaram um composto que reveste as partículas magnéticas para torná-las não tóxicas para uso no corpo humano.

A equipe então testou como o corpo mole funciona em uma variedade de situações, incluindo encontrar e cercar uma bateria perdida em um estômago e se mover enquanto segura um pedaço de fio (passando por pequenas lacunas).

Existem robôs que podem encontrar e segurar objetos e outros que podem se moldar e se espremer em espaços apertados, mas não há muitos que possam fazer as duas coisas juntas.

O robô também pode se ajustar depois de ser fragmentado em pedaços.

Professor Li Zhang, da Universidade Chinesa de Hong Kong, que co-criou o robô, conta:

“Você pode primeiro alongá-lo em uma extensão muito grande para que pareça um líquido. Depois, você pode enrolá-lo como o braço de um polvo para carregar algo”.

No entanto, antes que os cientistas possam usar o robô dentro do corpo de uma pessoa real, eles primeiro precisarão encontrar uma maneira de rastreá-lo.

Também precisaria ser testado para garantir que as partículas magnéticas que são tóxicas por conta própria não se soltem do slime.

Incrível, não é mesmo?

Veja o vídeo para entender a estrutura do robô meleca.

Nas redes sociais o robô foi visto como algo aterrorizante e foi logo apelidado de Flubber, a substância homônima no filme de ficção científica Flubber – Uma Invenção Desmiolada.

O robô slime megnético  foi descrito em um estudo publicado na revista Advanced Functional Materials.

Robotox, o robô que avisa toda vez que um novo agrotóxico é liberado