O estacionamento que de noite se transforma em um refúgio seguro para quem precisa


Muitas pessoas no mundo não têm um lar onde possam dormir. Muitas vezes, sem trabalho, doentes ou idosos, pessoas acabam tendo que morar na rua, dormindo, na melhor das hipóteses, sobre caixas de papelão, jornais e cobertores.

Mas, na Austrália, um estacionamento decidiu oferecer um abrigo noturno original e mais seguro.

Não ter uma casa não é apenas um problema logístico. Pessoas em condição de rua geralmente sofrem de privação do sono por causa de suas condições de vida e isso pode levar ao aparecimento de muitos problemas de saúde, incluindo depressão, diabetes, pressão alta, obesidade, perda de memória e até comprometer a função cognitiva delas, bem como levá-las ao abuso de álcool ou drogas.

A instituição de caridade australiana Beddown decidiu ajudar essas pessoas com uma idéia verdadeiramente extraordinária: usar estacionamentos vazios como dormitório à noite. A organização então pediu a um dos principais gerentes do estacionamento, o Secure Parking, para testá-lo por duas semanas em uma de suas sedes em Brisbane.

Depois de obter a aprovação para este projeto piloto, um grupo de voluntários montou uma área do estacionamento, usando-a como abrigo para que aqueles que precisassem, pudessem descansar em paz e sem perigo.

Assim, eles montaram uma série de colchões com lençóis e cobertores, mas não apenas. Os voluntários prestaram muitos outros serviços aos hóspedes que decidiram frequentar o estacionamento reservado para eles: assistência médica, odontológica, de enfermagem, cabeleireiro, além de roupas novas e um local onde se possa tomar banho.

Durante todo o período de prova:

  • 41 hóspedes usaram Beddown
  • 77% deles eram do sexo masculino e 23% eram do sexo feminino.
  • Os hóspedes classificaram, em média, o sono como 4.5, de 5, e as camas de 4.5 de 5.
  • 100% dos hóspedes disseram que se sentiram seguros durante a estadia.
  • Devido aos muitos pedidos, 9 pessoas não conseguiram dormir no estacionamento.
  • A pessoa mais jovem que apareceu em Beddown tinha apenas 15 anos de idade.
  • Muitos comentários positivos foram recebidos daqueles que puderam usar o serviço.
 

Uma idéia brilhante que poderia (e deveria) ser replicada em todas as partes do mundo, especialmente no inverno, quando, devido às baixas temperaturas, pessoas em situação de rua arriscam suas vidas!

Talvez te interesse ler também:

DIA MUNDIAL DOS POBRES: PAPA FRANCISCO PROMOVE ALMOÇO PARA 1.500 MORADORES DE RUA

EM AUMENTO O NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: PODE ACONTECER COM QUALQUER UM

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, POPULAÇÃO NEGRA É MAIORIA NA UNIVERSIDADE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...