Dia Mundial dos Pobres: Papa Francisco promove almoço para 1.500 moradores de rua


Ontem, domingo 17, a Igreja Católica celebrou o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. O objetivo da data é incentivar instituições e pessoas a ajudarem a população pobre e marginalizada, afetada pela desigualdade social e econômica. Na ocasião, o Papa Francisco realizou uma missa consagrada à esta data e, em seguida, se reuniu com 1.500 pessoas que vivem na pobreza, em almoço na imensa sala de audiências do Vaticano.

Na missa realizada na Praça de São Pedro, o Papa Francisco enfatizou que aqueles que estão em melhor situação não devem se sentir incomodados com os pobres, mas sim ajudá-los.

O Papa Francisco exaltou a importância da prática solidariedade para com os necessitados, pronunciando a seguinte mensagem:

“Meus pensamentos vão para aqueles que promovem iniciativas de solidariedade para dar esperança concreta aos mais desfavorecidos.”

“A ganância de algumas pessoas ricas está agravando o sofrimento dos pobres”.

Os convidados para este almoço coletivo na companhia do Papa foram levados ao Vaticano por grupos filantrópicos que ajudam diariamente pessoas carentes em situação de pobreza.

Antes mesmo do almoço, na semana passada, foi organizada toda uma estrutura  com a  instalação de clínica médica móvel na Praça de São Pedro, através da qual, médicos voluntários prestaram serviço e atendimento gratuito aos pobres.

Confira alguns momentos dessa celebração ocorrida no Vaticano neste vídeo do canal português Euronews.

Que lembrar dos desfavorecidos não se resuma somente à essa data, e que possamos cada vez mais ampliar nossa visão das causas que levam à desigualdade econômica, e consequente à exclusão social das pessoas para realmente erradicarmos a pobreza ou, pelo menos, reduzir esse grande problema que afeta a humanidade.

Talvez te interesse ler também:

DESIGUALDADE: É POSSÍVEL SAIR DA POBREZA COM ESSA PROFUNDA CONCENTRAÇÃO DE RENDA? 

COMO SALVAR O MUNDO DA POBREZA? RESPONDE O PRÊMIO NOBEL PARA ECONOMIA

74ª ASSEMBLEIA GERAL DA ONU: COMBATE À POBREZA, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, AÇÃO CLIMÁTICA E INCLUSÃO

Fonte foto: Ansa.it




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...