17 de Outubro é o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza


Você sabia que a pobreza extrema não é apenas feia e cruel, mas é considerada um verdadeiro crime contra os Direitos Humanos? Hoje é uma data para que governos do mundo inteiro se unam para colocar fim a este criminoso martírio.

Todos os governos devem trabalhar para que não apenas a sua própria população viva bem e com dignidade, mas que todas as pessoas do mundo tenham acesso à qualidade de vida, ou seja, à alimentação, à saúde, à segurança, ao bem-estar e à dignidade.

Ontem, com vimos aqui, foi o Dia Mundial da Alimentação, e é preciso acabar com a fome no mundo para erradicar a pobreza, e é preciso cuidar das questões migratórias que ultrapassam os confins dos países, por isso, acabar com a pobreza é questão mundial, não é um problema de cada pais que resolva o seu.

Um outro fato que nos remete à questão da erradicação da pobreza ser mundial, e não local, é o aquecimento global e todos os problemas ecológicos dos nossos dias atuais.

com a mudança climática, os ricos chineses podem comprar tecnologias que purifiquem o ar de suas casas enquanto a população média respira um ar, sem exagero, negro.

Hoje, a data é para nos lembrar destes pequenos detalhes que fazem a diferença. Os pobres estão pagando a conta de um desenvolvimento econômico que a eles sequer chegou.

COMO SURGIU A DATA

O Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza é uma iniciativa de Joseph Wresinski, sacerdote francês, fundador do Movimento para os Direitos Humanos que em 17 de outubro de 1987 convocou uma manifestação em Paris em homenagem às vítimas da pobreza, da fome, da violência e do medo. A data mundial foi reconhecida pelas Nações Unidas em 1992 que, declarou:

A pobreza é um problema de direitos humanos

De acordo com os dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em todo o mundo, mais de 800 milhões de pessoas ainda vivem com menos de US$ 1,25 por dia e muitos não têm acesso aos alimentos, à água e ao saneamento adequados.

Este ano, o tema é:

“Responder ao apelo do 17 de outubro para acabar com a pobreza: um caminho para sociedades pacíficas e inclusivas”.

Ou seja, é um chamado para nos lembrarmos da importância de reconhecer a dignidade, de ter solidariedade e de ouvir as vozes das pessoas mais desfavorecidas.

Erradicar a miséria do mundo deve ser objetivo fundamental de todos os países para que possamos garantir, a todas as pessoas, os seus direitos humanos.

POBREZA EM DECLÍNIO

A pobreza mundial vem diminuindo mas ainda há muito a ser feito. O continente mais pobre é o africano, 10 dos países mais pobres do mundo ali estão.

De acordo com o Banco Mundial, foi em setembro de 2015 que, pela primeira vez em nossa história, os casos de pobreza extrema representaram menos de 10% da população mundial, um decréscimo de 37% em relação a 1990. Isso significa que sim, estamos melhorando, mas há ainda um logo caminho para erradicação da pobreza no mundo, principalmente se tivermos em mente as ameaças ambientais que nos rodeiam. O uso exagerado de pesticidas e as mudanças climáticas ameaçam as terras agrícolas de todo o mundo e por isso a ONU vem alertando sobre o aumento da pobreza. Além disso, os impactos provocados pelo aquecimento global afetam mais os países que já passam por extrema necessidade, como as populações da África subsaariana e do Sul e do Sudeste Asiático.

17 de outubro, Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, todos merecem dignidade, é um direito humano!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...