Dia Internacional do Idoso: respeite e cuide de quem cuidou de você


Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que em 2050 o mundo terá cerca de 2 bilhões de pessoas idosas, o que representará um quinto da população mundial.

Já em 2030, o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo. O envelhecimento é um processo que ocorrerá com todos.

Com o aumento na expectativa de vida, os desafios tornam-se ainda maiores. Por isso, datas como 1° de outubro, que marca o Dia Internacional do Idoso, são essenciais.

Criada em 1991, pela ONU, a data tem como principal objetivo conscientizar sobre as necessidades e importância de pensar em um envelhecimento com dignidade e qualidade de vida.

No Brasil, desde 2003, a população da terceira idade é protegida pelo Estatuto do Idoso, que visa proteger os direitos das pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, como saúde, alimentação, cultura, esporte, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, convivência familiar e comunitária.

Respeite e cuide

Existe uma coisa chamada etarismo, que é a crença de que só os jovens merecem consideração porque saudáveis e ativos, enquanto os velhos  são desprezados como pessoas que não servem mais para nada, como se somente quem trabalhasse, e não desse trabalho, merecesse respeito.

É difícil entender que o aposentado de hoje é o trabalhador de ontem?

Por que é tão difícil entender que a pessoa idosa de hoje é aquela que cuidou de você ontem, e que você hoje é o idoso amanhã que precisará de cuidados?

As pessoas odeiam como se não houvesse amanhã.

É hora de mudar isso e passar a respeitar e a cuidar de quem cuidou da gente.

Concorda? Compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

Como evitar acidentes em idosos

A importância das avós na família e no crescimento das crianças

Nelson Miolaro, vovô TikToker morre aos 91 anos. Veja os melhores momentos

As destemidas vovós mergulhadoras que vivem entre cobras venenosas

Vovó ecológica: 10 dicas de sustentabilidade que nossas avós usavam

1° de outubro Dia Mundial do Vegetarianismo – Amor e respeito aos animais




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...