A cidade filipina que proibiu legalmente a fofoca


Vamos assumir: cada um de nós já fofocou pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Nas filipinas, um fato estranho: uma cidade, para evitar conflitos sociais, desentendimentos e calúnias, decertou que a fofoca é considerada ilegal.

Isto está acontecendo em Binalonan, que fica a cerca de 200 quilômetros ao norte de Manila, onde a administração pública tornou ilegal a fofoca.

O motivo da proibição de fofocar é manter a ordem, a paz e a harmonia na comunidade, evitando diz-que-me-diz, ti-ti-ti, fake news e, principalmente, difamações.

A lei antifofoca prevê multa de 200 pesos filipinos para os infratores, cerca de 15 reais, e serviço comunitário de três horas de coleta de lixo público.

Para reincidentes, a multa sobe cerca de 88 reais, com oito horas de serviços sociais.

Agora vem a pergunta: o que será que é considerado fofoca?

O prefeito Ramon Guico exemplifica como sendo fofoca e ofensas puníveis, os rumores sobre relacionamentos ou sobre situações financeiras dos moradores da comunidade.

O fato é que, jogar conversa fora e bater-papo para passar o tempo, pode ser considerado fofoca se não tomarmos o cuidado e não prestarmos atenção no que se fala, principalmente, em se tratando da vida particular de outra pessoa.

Essa lei causa estranheza e até chega a ser engraçada, mas para o prefeito da pequena cidade filipina, Ramon Guico, não há nada de estranho em proibir a fofoca. A proibição já está sendo aplicada no bairro Moreno, em Binalonan.

O prefeito da cidade para justificar essa lei afirmou:

“Fazer fofoca é uma perda de tempo. As pessoas devem ter coisas melhores para fazer, banir é uma forma de melhorar a qualidade de vida em nossa cidade.”

Ramon Guico faz questão de enfatizar que a nova lei não viola a liberdade de expressão, mas visa proteger a comunidade das calúnias, difamações, e ainda amplia:

“Essa norma nos lembra que como indivíduos e moradores deste município, temos responsabilidade sobre tudo o que dizemos.

Queremos mostrar para outras cidades que em Binalonan tem pessoas boas, que é um lugar bom e seguro para morar. Ali não tem fofoqueiro:

“não tivemos que punir ninguém por um segundo delito. Ninguém quer ser visto como um fofoqueiro”.

E você? O que acha dessa lei?

Talvez te interesse ler também:

PAQUISTÃO RUMO AO FIM DO CASAMENTO INFANTIL, SERÁ PROIBIDO SE CASAR ANTES DOS 18 ANOS

PARA SER FELIZ BASTAM 12 MINUTOS DE GENTILEZA POR DIA. PALAVRA DA CIÊNCIA

PESSOAS TÓXICAS: OS 10 TIPOS MAIS COMUNS PARA MANTERMOS DISTÂNCIA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...