World Toilet Day: 5 toaletes para melhorar o serviço sanitário no mundo


Hoje, 19 de novembro, é o Dia Mundial do Banheiro, um dia que aos nossos olhos pode parecer uma bobagem, mas concebido porque nem todo mundo tem o luxo de poder ter acesso a um banheiro.

Simplesmente bilhões de pessoas não têm um banheiro. Isto significa que as fezes humanas, em grande escala, não são capturadas ou tratadas, contaminando a água e o solo.

“Estamos transformando nosso meio ambiente em um esgoto a céu aberto”, diz o site oficial do dia. “Precisamos construir saneamento e sistemas de saúde que trabalhem em harmonia com os ecossistemas”.

Por esse motivo, foi estabelecido o World Toilet Day, um dia comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, que destaca soluções capazes de atender às necessidades higiênico-sanitárias do mundo todo, para que todos tenham acesso seguro aos serviços sanitários em até 2030, conforme previsto pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Hoje 4,5 bilhões de pessoas vivem sem banheiros seguros. O impacto da exposição às fezes humanas é devastador para a saúde pública e para o meio ambiente, em todo o mundo.

Soluções, às vezes incomuns, outras divertidas, já existem. Vamos listá-las abaixo para que, de repente, as pessoas compartilhem e espalhem estas soluções. Elas são baseadas em ideias simples, mas eficazes, que permitem economizar água e às vezes até mesmo reciclar nossos resíduos, reduzindo o desperdício.

Se você tem um banheiro, sinta-se privilegiado porque saneamento básico é, como o próprio nome diz, básico. Todo mundo merece!

O mictório que “recicla” o xixi para regar as plantas

A ideia extravagante mas brilhante é do designer Eddie Gandelman que tentou fazer de um dos lugares mais geralmente sujos e anônimos, ou seja, o banheiro público, um lugar mais verde, e também mais acolhedor. Desta forma, quem faz xixi, admira o verde enquanto “rega” as plantas.

whennaturecalls

O ônibus se torna um banheiro

Foi o primeiro Toilet Bus da Europa, itinerário, vai aonde houver mais necessidade dele. Ele fez sua estreia há dois anos por ocasião da semana mundial da moda. No seu interior há 2 banheiros para homens e mulheres, um para pessoas com deficiência e também um trocador para crianças.

toilet bus

Adeus água na descarga!

Por que desperdiçar água potável preciosa? O Programa de Tecnologias Sustentáveis ​​do INTI trabalhou na concepção e implementação de sistemas sanitários sustentáveis, projetados para fornecer saneamento adequado para a populações não conectadas a sistemas de esgoto. Estes sanitários especiais, muito semelhantes aos outros, não necessitam de água, mas utilizam substâncias especiais, como um líquido de densidade inferior ao da urina que impede a propagação de odores desagradáveis.

wc sem agua

O WC reciclável

Seu nome é Nano Membrane Toilette e promete levar serviços higiênicos aonde infelizmente eles não existem. É capaz de tratar as fezes humanas sem a necessidade de energia e água, além disso, produzindo energia. Veja como:

O WC… Gates

Apresentado recentemente por Bill Gates, este banheiro não precisa de água ou descarga e é capaz de transformar os resíduos humanos em fertilizantes.

immagine

Talvez te interesse ler também:

BRASIL, UM PAÍS DE CELULAR NA MÃO, MAS SANEAMENTO BÁSICO QUE É BOM…




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...