18 de julho – Mandela Day – Dia de luta contra a desigualdade racial

18 de julho – Mandela Day – Dia de luta contra a desigualdade racial

“Eu sou quem eu sou porque somos todos nós”, muito longe de ser uma frase de efeito, essa citação está por trás de uma das figuras mais influentes e inspiradoras dos anos 1900: Nelson Mandela. O líder sul-africano que lutou a vida toda pelos direitos da população negra, é homenageado, anualmente, no Dia Internacional de Nelson Mandela, comemorado em 18 de julho.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009, e faz referência ao dia do aniversário de Mandela.

Primeiro presidente negro da África do Sul (de 1994 a 1999), Mandela pôs fim ao regime de Apartheid, que vigorou no país por 44 anos, e que consistia em um regime jurídico de segregação racial, separando brancos e negros, e negando a população negra sul-africana uma série de direitos. Pelo seu trabalho de luta pelos direitos humanos e igualdade entre as diferentes raças e etnias, Mandela ganhou o Nobel da Paz, em 1993.

Mandela era advogado, e fundou, no início de sua vida profissional, um escritório de advocacia dedicado aos réus negros que não podiam pagar uma defesa. Criou também o mais importante partido sul-africano, a Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANC), em 1944. Como era de se esperar, o líder sul-africano enfrentou muitas dificuldades no percurso até o fim do Apartheid. Foi acusado de conspirar contra o governo e condenado a prisão perpétua. Porém a mobilização popular conseguiu libertar Mandela. Ele ficou 27 anos preso.

O Mandela Day, como é chamada a data, é um convite para que as pessoas reflitam sobre a importância de ajudar o próximo, lutando pela igualdade entre os povos e por um mundo mais generoso. Mandela dedicou 67 anos de sua vida nessa luta, e hoje a data é importante para que todos dediquem, não somente os 67 minutos sugeridos, mas façam dessa uma bandeira constante. Para que toda a luta de Nelson Mandela continua reverberando em todos.

Talvez te interesse ler também:

DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL: OS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DA LUTA CONTRA O RACISMO

TESTE SEU RACISMO. DA HARVARD UM TESTE QUE MEDE O PRECONCEITO ÍMPLICITO

DOROTHEA TOWLES CHURCH, PRIMEIRA MODELO NEGRA, INSPIRANDO NOVOS PROJETOS

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *