Vamos comemorar! Dia do Amigo: Quem Tem Amigo Tem Tudo!


O Dia do Amigo é comemorado oficialmente no dia 20 de julho, mas existem também outras datas em que se comemora tanto o Dia do Amigo quanto o Dia Internacional da Amizade, você sabe quais são? Hoje vamos falar sobre uma data muito especial, afinal, como diz o ditado popular, quem tem amigo tem tudo 🙂

A origem da data

Na verdade a intenção de comemorar um Dia Internacional da Amizade é uma prática que surgiu no século XXI, com a criação de diversas celebrações pelo Mundo. Nos Estados Unidos e em parte da Ásia, por exemplo, determinou-se todo primeiro domingo de agosto para celebrar com os amigos, trocando presentes e cartões.

Até então não havia uma data fixa para este dia, mas a iniciativa se deu com a Cruzada Mundial da Amizade em 1958, promovida pelo médico Ramón Artemio Bracho de Puerto Pinasco, Paraguai. O objetivo das campanhas idealizadas pelo médico era o de valorizar as relações de amizade entre os seres humanos, com o intuito de promover a paz.

Já a origem do Dia do Amigo se deu em Buenos Aires, na Argentina. O argentino Enrique Ernesto Febbraro considerou a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, um evento que celebra a união das pessoas em prol de um objetivo comum.

Febbraro fez campanhas para divulgar o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade por todo o mundo, fazendo com que quase todos os países aderissem à comemoração desta data de uma forma oficial.

Algum tempo depois, a Organização das Nações Unidas convidou todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade no dia 30 de julho. A iniciativa foi aprovada por 43 países membros, incluindo o Brasil, na Assembléia Geral ocorrida no dia 27 de abril de 2011. Nela foi reconhecida

a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos…

No Brasil, muitos comemoram o Dia do Amigo no dia 18 de abril, mas o dia 20 de julho vem sendo adotado como data oficial em alguns estados e municípios.

Vamos comemorar!

foto

Navegando pelas redes sociais é possível receber notificações, mensagens e lembranças em diferentes datas, porém as que são consideradas “oficiais” são os 20 e 30 de julho. Nesses dias é muito comum ser surpreendido por mensagens bonitas e floridas em aplicativos de celular, nos computadores no trabalho, ou até mesmo entre os familiares, pois as mensagens se espalham quase que na velocidade da luz!

Mas, brincadeiras de redes sociais à parte… aproveite o Dia do Amigo para mandar um recado carinhoso para aquela pessoa que, mesmo distante, sempre dá um jeito de se fazer presente ou mesmo para aquela que não manda notícias, mas pode estar precisando de uma lembrança sua.

Claro que não podemos jamais esquecer daquelas que estão ao nosso lado sempre, com as quais podemos contar em todos os momentos, sejam bons ou ruins.

Sempre que possível, não troque um encontro presencial por uma mensagem compartilhada. A tecnologia que nos une é a mesma que nos afasta e, em muitos dos casos, aqueles que achamos ser amigos não passam de “contatinhos” em nossos aplicativos.

Reveja suas relações de amizade e procure alimentar apenas as que realmente te fazem bem!

A política da amizade

Por fim, em ano de eleições, é bom lembrar que político nenhum, nenhum mesmo, nem de direita nem de esquerda vale a sua briga com um amigo. Os adversários políticos de hoje, podem ser aliados amanhã porque política, meu bem, não é amizade!

Então pare de bobagem de brigar com amigos de longa data por causa de discussões politicas.

Feliz Dia do Amigo, hoje e sempre! Quem tem amigo, tem tudo!

Sobre amizade, leia também:

UM BELÍSSIMO CURTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EMOÇÃO E DA AMIZADE

AS MENINAS QUE SE ABRAÇAM: QUANDO A AMIZADE SUPERA A DOENÇA

QUANTO TEMPO PRECISA PRA VIRAR MELHOR AMIGO? A RESPOSTA EM UM ESTUDO

VOLTAREMOS A NOS ABRAÇAR? POR QUANTO TEMPO SE SOBREVIVE SEM ABRAÇO? 




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...