16 de Novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Vamos combater as intolerâncias no mundo


O combate às intolerâncias de todos os tipos (religioso, de idade, de “raça”, econômico, social, cultural, sexual…) é uma luta diária que devemos ter sempre em mente. Já parou para pensar no quanto o preconceito ainda persiste vitorioso nos dias de hoje?

O Dia Internacional da Tolerância foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1996 na intenção de combater todo e qualquer tipo de intolerância, com inspiração no ano de 1995, denominado pelas Nações Unidas como o Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

O preconceito e a intolerância estão, infelizmente, muitas vezes enraizado em nossa cultura e, sejamos sinceros, é preciso repensar mil vezes o que nos vem sendo ensinado de geração em geração para combater a intolerância e para não passar pra frente ideias e conceitos errados, ultrapassados, preconceituosos, racistas e medíocres. Exemplos?

“A umbanda é religião de macumbeiro, bruxa, charlatões e todo tipo de gente do diabo”.

“Os ciganos é um povo constituído de pessoas ladras, fedidas, que não têm higiene nem caráter”.

“Os gays, as lésbicas e afins não são pessoas naturais porque na natureza isso não existe”

E por aí vai. São tantas as afirmações, os juízos de valores previamente constituídos em nosso inconsciente coletivo que fica mesmo difícil nos livrarmos deles. Quantas vezes, por causa da aparência, tivemos uma impressão errada sobre alguém? Com certeza deve ter acontecido com a maioria de nós de termos pré-julgado alguém, ou alguma situação, com base nestes nossos juízos de valores passados de geração em geração que nada têm a ver com a realidade.

Hoje é um dia para pensar nisso. Para rever conceitos e promover a liberdade de expressão, de culto religioso, de cultura, etc; para promover a tolerância, lembrando que tolerar é respeitar, é se abrir ao diálogo, à cooperação entre povos e pessoas.

tolerancia

No Brasil, hoje também se comemora o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Respeitar a fé de cada um é um verdadeiro ato de amor ao próximo, coisa que toda e qualquer religião prega!

Os Princípios da Tolerância

Contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos:

“Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);

Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)

A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).”

O que é Ser Tolerante

Ninguém precisa concordar com a religião, com a cultura, com os costumes dos outros, tão diferentes de nós. Precisamos apenas aceitar e respeitar as diferenças porque aliás são estas que promovem a diversidade de ideias, de hábitos e de valores, que tanto enriquecem a nossa “raça” humana.

Pensem nisso e um Feliz 16 de novembro para todos nós.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...