Arquibancadas vazias: cadê a nossa torcida?


Afinal, por que os Jogos Olímpicos Rio 2016 estão tão vazios?

As justificativas são muitas: ingressos caros, o povo está sem dinheiro devido à crise econômica, os lugares das competições estão longe. Grande parte das competições, com exceção das modalidades queridinhas do público brasileiro, como futebol, vôlei, natação e ginástica artística, está com as arquibancadas vazias.

Claro que a imprensa estrangeira viu a ausência do público e criticou o fato, assim como muitos internautas nas redes sociais. Muitos têm criticado que estas são as Olimpíadas que ninguém viu.

Segundo a organização dos Jogos, apenas a cerimônia de abertura ficou lotada. Já o porta-voz do comitê organizador da Rio 2016, Mário Andrada, afirmou à agência Reuters que 5 milhões de entradas foram vendidas, o que representa 82% dos ingressos disponíveis. Embora o número impressione, ainda resta 1,1 milhão de ingressos para vender.

Para o vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, John Coates, a situação política e econômica do Brasil não ajudou muito a lotar as arenas, fazendo dos Jogos do Rio “os mais difíceis da história”. “Tem sido muito difícil, esses têm sido os Jogos mais difíceis que tivemos, em termos de política e economia. Foi uma luta”, disse ele à BBC.

Coates se mostrou desapontado por não ver crianças de comunidades carentes nos Jogos, resultado do descumprimento do acordo de que parte dos ingressos seria destinada a elas. “Queria que tivesse mais torcida, a gente achava que eles estavam distribuindo ingressos para pessoas pobres e crianças de escola, mas ainda não os vimos nos locais de competição, o que é uma decepção”, lamenta Coates.

A logística para assistir aos Jogos também se mostrou complicada para muitas pessoas. Dependendo do lugar, é preciso tomar um ônibus e, ainda, caminhar cerca de um quilômetro para enfrentar uma fila para entrar. A ação olímpica começa antes de entrar na arena.

Após a judoca Rafaela Silva ganhar a primeira medalha de ouro do Brasil, os ingressos começaram a ser mais vendido, segundo informou a organização dos Jogos. O Brasil tem repetido o que ocorreu, em 2012, na Olimpíada de Londres, onde as arquibancadas também ficaram vazias. É comum esse vazio ser provocado pela não utilização de ingressos dados aos patrocinadores, além de os mais caros não serem vendidos.

Isso demonstra que o comitê organizador deve repensar estratégias para garantir que a população dos locais onde irão sediar os Jogos se integrem ao megaevento.

Especialmente indicado para você:

CONHEÇA AS MEDALHAS ECOLÓGICAS DAS OLIMPÍADAS RIO 2016

RIO DE OLIMPÍADAS E MUITO MAIS

Fontes: bbc Foto: bikemagazine




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...