10 coisas que devemos dizer mais


A boa comunicação é a chave para que os nossos relacionamentos sejam sinceros, saudáveis, felizes e duradouros. Por isso, a lista abaixo, sugere 10 coisas que devemos falar com mais frequência, para que estejamos bem com os outros e também com nós mesmos.

1. Nada

Às vezes, o melhor que podemos fazer é dizer nada. Geralmente o silêncio entre duas pessoas é considerado constrangedor mas na verdade, um momento de quietude pode significar intimidade e profundidade na relação, principalmente em relacionamentos amorosos. E quando a vontade de falar alguma coisa está beirando a vontade de ofender, dizer umas “verdades”, machucar…aí mesmo que o silêncio pode ser triunfante. Pense nisso!

2. Falar bobagens

Pegar leve na vida, falar besteiras, bobagens, coisas engraçadas. Nem sempre precisamos saber tudo e sermos sérios! Agora com a internet à mão, para confirmar o que estamos falando temos sempre o telefone para constatar que: “os números revelam”; “viu que eu tenho razão?!”…coisas chatas que podemos trocar por piadas e lembranças engraçadas da vida, retratadas nos filmes, nos livros ou mesmo vividas por nós mesmos. Desse jeito uma conversa pode mesmo ser light e nos fazer bem.

3. Entendo o que você está dizendo

Cada cabeça é uma sentença: somos feitos de diferenças. Tentar entender o que o outro tem a dizer ou o que o outro pensa da vida, é muito mais interessante do que impor o nosso ponto de vista sobre os inúmeros assuntos que circulam por aí, tentando sempre convencer alguém da nossa inteligência. Na verdade, para ratificar (ou por que não, retificar, nossa opinião) escutar o que os outros têm a dizer é muito mais útil. O respeito aos pontos de vistas diferentes deve sempre ser a base de uma boa conversa.

4. A culpa é minha

Admitir a culpa por algo errado não é uma vergonha, mas sim uma atitude nobre. Chato é sempre procurar a culpa em fatores externos, isso e aquilo, quando assumir erros e falhas é se colocar em um lugar muito natural: o humano.

5. Só vou querer água

O álcool em nossa sociedade sempre foi sinônimo de socialização. Quem não gosta de beber passa pelo chato de plantão e pelo menos na hora do brinde, se vê obrigado a dar um gole sob “pena de morte”. “Só vou querer água” é uma frase que pode ser dita quando alguém não está a fim de beber. Preferir escolhas saudáveis não é um atestado de chatice e sim de autenticidade, o que é muito louvável.

6. Adorei! Obrigado!

Agradecer é uma delícia que as vezes esquecemos de usar. Dizer que somos gratos, que adoramos determinado gesto, é uma frase fundamental, simples, fácil, sofisticada e que diz muito a nosso favor. Então por que não dizermos mais vezes?

7. Acredito em você

Assim como a gratidão deve ser estimulada, pequenas gentilezas também devem ser usadas com mais frequência. Nada mais gentil e estimulante que dizer “acredito em você”, ou seja, dizer que acredita na capacidade, na paixão, na força de vontade que cada um traz dentro de si.

8. Isso é para você

O ato de doar pode haver diferentes formas e tamanhos. Presentes comprados são apenas uma forma. Passar na casa de um amigo para levá-lo passear é uma outra, talvez mais interessante e útil do que carinhos sempre comprados e que nos coloca em face da questão que nos consome: o capitalismo.

9. Isso irá te fortalecer

É verdade: viver é sofrer, sofrer é crescer, o sofrimento fortalece e mil outras frases do tipo. Não tem jeito: as experiências ruins nos trazem conhecimento, mas este conhecimento e essa fortaleza só podem ser percebidas com o tempo. Portanto, se você estiver com alguém que está passando por dificuldades, lembre-se de lhe dizer coisas deste tipo. Todos sabemos, mas às vezes precisamos ser lembrados disso.

10. Oi

Vivemos o fim da conversação. Todo mundo praticamente caminha olhando para seu próprio umbigo, ou seja, para o seu telefone celular. Que tal mudar o ponto de vista e passar a distribuir “ois” por aí? A garantia é de receber sorrisos felizes em troca de um gesto cada vez mais raro.

Leia também: “A morte da conversação” em fotos

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...