10 motivos para amar o Uruguai, o seu presidente e querer morar lá

Uruguai

É o país do momento, talvez do futuro. Todo mundo quer pelo menos fazer uma visita para dar uma olhada lá. Quem sabe ir morar?! Vamos ver o porquê de toda essa euforia!

1. Em primeiro lugar, eles têm o melhor presidente do mundo: O presidente uruguaio José “Pepe” Mujica vive sem os benefícios exagerados de presidente. Assim como um cidadão comum, Mujica em sua rotina de presidente não deixa de lado o andar de fusca, a vida no campo e os chinelos nos pés. Suas inovações colocaram o Uruguai no mapa como uma das governanças progressistas e criativas mais empolgantes. O nosso querido Pepe Mujica foi o pioneiro na legalização da maconha, legalizou o aborto, e discursa contra o consumo desenfreado e a favor de políticas ambientais efetivas.

2. Praias lindas e limpas: Há inúmeras belezas naturais banhadas com águas doces e salgadas por lá. A encantadora Colonia del Sacramentoexala tranquilidade com suas águas doces, mornas e tranquilas e recebe milhares de visitantes por ano. Outra “famosinha” uruguaia é a agitada Punta del Este, suas praias são deslumbrantes e encanta todo tipo de turista – de criança a surfistas.

3. A maconha foi legalizada: o que no Brasil é um debate sem fim para o Uruguai foi uma solução. “Em nenhuma parte do mundo a repressão ao consumo de drogas trouxe resultados. É hora de tentar algo diferente” foi o que disse Mujica. O Uruguai foi o primeiro país a regularizar legalmente a produção, venda e consumo da maconha. Até mesmo os uruguaios que são contrários ao uso da substância consideram a iniciativa importante para o combate à violência gerada pelo narcotráfico.

Leia também: Cannabis: 10 usos nos mais diferentes setores

4. E o aborto também: Apesar de alguns (menos de 10% da população) se oporem à lei e tentarem um referendo é notório o gigante passo que o país deu em relação aos direitos reprodutivos da mulher. A lei permite o aborto dentro das 12 primeiras semanas de gestação e visa a saúde da mulher já que exige que a mulher se encontre com uma banca de médicos e assistentes sociais para esclarecer sobre os riscos e possíveis efeitos colaterais de um aborto.

5. Lá o amor é livre e o país é justo: o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado. O Uruguai foi o segundo país da América Latina a legalizar a união entre duas pessoas do mesmo sexo, graças aos debates feitos com seriedade para garantir direitos iguais e promover um país mais justo.

6. Educação de qualidade, gratuita e laica: realmente um estado laico. A educação uruguaia deu aos cidadãos um ensino forte, politicamente engajado criando uma sociedade pensante e defensora do estado laico. Atualmente apenas um a cada três estudantes do ensino médio abandonam os estudos no Uruguai, e o governo preocupado, já tem feito investimentos para solucionar esse problema.

7. O Uruguai é um dos 40 melhores lugares do mundo para se aposentar: é considerado o país menos corrupto, o mais alfabetizado e o menos violento. Um lugar onde a pressa, o corre-corre e o congestionamento foram praticamente extintos e o bom humor vive solto :)

8. Um mate e um amor quente, por favor: café para quê? O famoso Mate faz parte do cotidiano do povo uruguaio que está sempre com o mate na mão e a garrafa térmica embaixo do braço. A bebida é acessível a todas as classes sociais, do mais pobre ao mais rico e já faz parte da cultura do país. É uma super aliada da saúde tem vitaminas e mineiras e é uma das fontes mais ricas em ácidos fenólicos. A bebida é capaz de combater os radicais livres, inibir o processo de oxidação do mau colesterol, e prevenir doenças cardiovasculares, câncer e o envelhecimento precoce.

9. Um país bom, até de bola: o Uruguai segue forte na Copa do Mundo de 2014, mandou a Seleção Italiana para casa nesta terça-feira (24) e se prepara para as oitavas de final. Mas não é só agora que Uruguai joga bonito, desde a primeira Copa do Mundo de Futebol, em 1930, o país sediou e ganhou. Também foram campeões nos Jogos Olímpicos de Amsterdam, em 1924, e em Colombes, em 1928. Em 1950 Uruguai levantou a taça em pleno Maracanã ao vencer o Brasil por 2x1.

10. O país do presidente ambientalista, humano e preocupado: a influência de Pepe Mujica vai muito além de ser o líder de um país de 3 milhões de pessoas. Na conferência Rio+20, Mujica criticou o modelo de desenvolvimento atual. Além de apoiar a reciclagem o presidente Uruguaio enxerga as necessidades ambientais do mundo. Devido a sua preocupação com o impacto e dano ambiental, Mujica rejeitou um projeto conjunto com o Brasil – que iria fornecer a seu país energia barata vinda do carvão. Não basta só a sua preocupação com o ambiente, Mujica é um humano admirável e tem um amor inseparável, Manuela, sua cachorrinha de três patas.

Se você ainda não conhecia o Uruguai...agora já pode fazer as malas ou, no mínimo tem bons motivos para amá-lo. Por que afinal, como não amar?