Colômbia: exemplo de sustentabilidade e força


Boa performance econômica, reformas urbanísticas duradouras, investimento estrangeiro e melhoria geral das condições de segurança nas grandes cidades vêm fazendo com que a Colômbia dê a volta por cima, desfazendo sua imagem de país pobre e de alto risco.

Atualmente até mesmo o PIB colombiano dá mostras do robusto crescimento nacional: subirá 4,5% – para efeitos de comparação, o Brasil não superará a faixa dos 2%.

E isso não é um fato isolado, o crescimento de, em média 4% ao ano, vem sendo verificado desde 2010.

Medellín e Bogotá: dois exemplos da virada colombiana

Um dos maiores exemplos do país é a cidade de Medellín, conhecido refúgio do tráfico internacional de drogas na década de 1990, que já mostra outra face, atualmente.

Leia também: Medellín, Colômbia: a volta por cima da cidade de Pablo Escobar

A capital, Bogotá, também está muito bem, transformando-se em uma espécie de capital cultural da América andina – vide o caso do Cinemania, um complexo exibidor de cinema independente nacional –; com polos gastronômicos cada vez mais relevantes – a chamada “Zona G” –, já que o país se torna cada vez mais atraente a investimentos internacionais.

Poder público direcionado ao bem popular

Sucessivas administrações municipais auxiliaram os diversos locais da Colômbia a se superarem e vencerem um passado de crise, violência e morte. Tanto Enrique Peñalosa, quanto Álvaro Uribe conseguiram reverter a curva descendente dos índices nacionais, passando a transformá-los em prosperidade. Além de políticas sérias de segurança, ciclovias, bibliotecas, sistemas de transporte coletivo e outras iniciativas foram fortalecidas.

Com isso, a resposta do turismo veio de maneira intensa. Se em 2002 eram 400 mil turistas, hoje, em 2014, os números circulam em torno de 1 milhão de visitantes.

Pies Descalzos: uma iniciativa de Shakira

Além de todo o crescimento e boas iniciativas feitas por políticos, uma filha ilustre retorna a seu país para uma iniciativa invejável.

A megaestrela Shakira inaugurou em fevereiro de 2014, uma escola sustentável na Colômbia. Trata-se da Fundação Pies Descalzos – com toda sua estrutura feita de maneira sustentável, levará educação às crianças e jovens pobres da região de Cartagena. Com um investimento de mais de R$ 16 milhões de reais, a instituição poderá chegar a atender cerca de 1.700 pessoas carentes – de 0 a 20 anos.

Esperamos que o nosso país se inspire pelo exemplo vizinho e consiga dar uma virada rumo a um desenvolvimento mais humanitário e sustentável.

Fonte foto: wikimedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...