oNotes: a primeira mensagem perfumada enviada por um smartphone

oNotes

Imagine abrir uma mensagem de texto do seu amor que está longe e poder sentir o seu cheiro. Isso em breve poderá ser possível graças à startup Vapor Communications, que acaba de lançar osnap, um aplicativo para iPhone que permite marcar suas fotos com perfumes.

A empresa que tem sede em Paris, afirma ter mais de 300.000 fragrâncias únicas, conhecidas como oNotes que podem ser enviadas e recebidas via e-mail, Facebook e Twitter. Cientistas de Harvard já enviaram com sucesso a primeira fragrância de Paris para Nova Iorque na última terça-feira através do aplicativo para iPhone. A mensagem foi transferida através de uma nova plataforma de comunicação chamada OPhone.

Funciona assim: um aplicativo permite que você tire uma foto e coloque "tags" com algumas notas aromáticas que podem ser combinadas em milhares de maneiras diferentes. Esses odores são transferidos através de uma plataforma chamada OPhone Duo e são controladas por osnap. Quando você envia uma oNote, o destinatário clica em um link que o leva a uma foto juntamente com as notas aromáticas escolhidas. Ao ligar o hardware, você pode sentir o cheiro dos perfumes que emanam dos dois tubos.

"OPhone introduz um novo tipo de experiência sensorial em mensagens móveis - uma forma de comunicação que, até agora só foi possível com a nossa experiência local do mundo", disse o professor David Edwards. "Com o OPhone, as pessoas serão capazes de compartilhar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, não só palavras, imagens e sons, mas uma experiência sensorial."

É como dizem por aí: a tecnologia une pessoas distantes mas separa as pessoas vizinhas.

Parece muito estranho para ser verdade? Assista a este vídeo: