Copa no Brasil: conheça as outras Copas que acontecem aqui também

Copa no Brasil

Paralelamente à Copa no Brasil, alguns eventos de integração e mobilização social acontecem. Dá uma olhada em cada iniciativa bem interessante!

Copa dos Refugiados

Dia 29 de junho será celebrada a Copa dos Refugiados, uma Copa para Todo Mundo que será composta por 8 times com jogadores de diferentes nacionalidades, com o objetivo de integrar e mostrar a hospitalidade do brasileiro.

No evento serão organizados além de times com direito a torcida, integrações diversas como capoeira, música, dança multicultural, além de atividades para mulheres e crianças. O evento contará com a participação de voluntários e as refeições no local serão coletivas.

Infelizmente ainda é muito comum a associação do refugiado com diversas questões negativas. Os refugiados são pessoas que tiveram que sair de seu país de origem por estarem sendo perseguidos por motivos de raça, religião, opinião política, orientação sexual, nacionalidade ou associação a determinado grupo social, não são criminosos, e para serem aceitos não podem ter cometido crimes de guerra, hediondo, contra a humanidade, tráfico de drogas ou ato terrorista. Os refugiados foram obrigados a deixar seus lares, amigos e familiares por serem perseguidos e estão no Brasil amparados por uma Lei específica.

Proteja o Gol

A campanha Proteja o Gol também acontecerá durante o período da Copa no Brasil. Para marcar o lançamento, estandes foram instalados no Largo da Carioca, onde uma equipe de voluntários fez a distribuição dos materiais informativos e educativos da campanha juntamente com preservativos. A campanha tem foco na prevenção ao HIV/AIDS.

O Grupo Pela Vida/RJ (Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids), referência no Brasil na luta contra a Aids, será o responsável pela divulgação da iniciativa no município, que é liderada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS) e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceria com o Ministério da Saúde (Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais) e AIDS Healthcare Foundation (AHF Brasil).

Nos dias 23 e 28 de junho, na Fan Fest em Copacabana, e nos dias 04, 08 e 13 de julho no Centro e no Alzirão na Tijuca - sempre das 13h às 16h, estão programados encontros para a divulgação da campanha com distribuição de preservativos e material informativo. Também haverá uma equipe itinerante de voluntários para fazer ações em outros locais de grande movimentação de público na cidade. Cerca de 100 voluntários integram a equipe e ao todo serão distribuídos 250 mil materiais impressos e 500 mil preservativos. Três Kombis foram cedidas pela Volkswagen para atuarem durante a programação.

A campanha ‘Proteja o Gol’, iniciou na África do Sul, durante a Copa de 2010 e tem como objetivo usar a popularidade e o poder de união do esporte para promover a prevenção do HIV, principalmente entre os jovens. Estrelas de futebol, como o alemão Michael Ballack e o brasileiro David Luiz, participam do projeto. Segundo os dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, a Aids ainda causa 12 mil mortes e 40 mil novas infecções anualmente.

Estimativas indicam que, atualmente, cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV, sendo que 150 mil desconhecem sua situação sorológica. O maior desafio a ser enfrentado no combate a doença é o não conhecimento da sorologia positiva para o HIV – fator que retarda o tratamento e amplia o risco de adoecer em consequência do vírus.

Copa das Árvores

A Copa da Árvores vai acontecer no Acre entre os dias 10 a 17 de julho na Aldeia Kuntamanã, no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre. Veja aqui como será a programação.