Salve Vidas: 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue


Você sabia que apenas uma bolsa de sangue pode salvar várias vidas? Isso porque cada bolsa pode ser dividida em vários componentes como hemácias, plasmas e plaquetas, os quais podem salvar diferentes vidas. Um homem pode doar até 4 vezes por ano e uma mulher até 3 vezes, o que significa que um homem pode salvar até 16 vidas por ano e uma mulher pode salvar até 12 vidas! Você pode ajudar a salvar muitas vidas com um gesto simples e fácil: doando o seu sangue.

Para facilitar a conexão entre doadores e pessoas que precisam de sangue, foi criada a plataforma online SalvoVidas.com, que liga bancos de sangue a doadores a partir da demanda de tipo sanguíneo, a fim de erradicar a falta de sangue no Brasil. O atendimento é gratuito.

A SalvoVidas.com é como um Uber: ela conecta bancos de sangue a pessoas com o intuito de aumentar o número de doadores e a frequência das doações, levando a pessoa certa, no momento certo, para o local certo.

Muitas pessoas morrem à espera de sangue. Na época de férias, as doações caem drasticamente e os acidentes de trânsito aumentam. Todos os anos essa história se repete e milhares de vida se perdem.

Para mudar essa realidade, a SalvoVidas.com ajuda as pessoas a doarem sangue em momentos de urgência, oferecendo um serviço de atendimento que fornece informações como: endereço e horário de funcionamento e os principais requisitos para a doação de sangue.

Dia Nacional do Doador de Sangue

25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. No Brasil, é preciso aumentar o número de doares e só através de campanhas de conscientização vamos conseguir isso. Apenas 1,8% da população doa sangue. A ONU recomenda que o mínimo seja de 3%. O problema é ainda mais grave porque o sangue possui validade.

Quem não pode doar pode ajudar

Muitas pessoas não atendem aos requisitos de doador, mas, ainda assim, elas podem ajudar de outras maneiras:

Espalhe essa corrente:

Explique a amigos e familiares a importância da doação de sangue para salvar vidas.

Doe medula óssea:

Há pessoas que não podem doar sangue, mas podem doar medula óssea, pois os critérios são diferentes.

Organize campanhas de doação:

O SalvoVidas.com ajuda pessoas interessadas em organizar campanhas de doação de sangue e/ou medula óssea. A plataforma oferece informações para facilitar a organização de eventos com esse fim.

Especialmente indicado para você:

ALBUMINA ALTA E BAIXA. O QUE CAUSA E COMO CORRIGIR

O PH DO NOSSO CORPO: BÁSICO, ÁCIDO OU NEUTRO?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...