Salve Vidas: 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue

  • atualizado: 
Doador de Sangue

Você sabia que apenas uma bolsa de sangue pode salvar várias vidas? Isso porque cada bolsa pode ser dividida em vários componentes como hemácias, plasmas e plaquetas, os quais podem salvar diferentes vidas. Um homem pode doar até 4 vezes por ano e uma mulher até 3 vezes, o que significa que um homem pode salvar até 16 vidas por ano e uma mulher pode salvar até 12 vidas! Você pode ajudar a salvar muitas vidas com um gesto simples e fácil: doando o seu sangue.

Para facilitar a conexão entre doadores e pessoas que precisam de sangue, foi criada a plataforma online SalvoVidas.com, que liga bancos de sangue a doadores a partir da demanda de tipo sanguíneo, a fim de erradicar a falta de sangue no Brasil. O atendimento é gratuito.

A SalvoVidas.com é como um Uber: ela conecta bancos de sangue a pessoas com o intuito de aumentar o número de doadores e a frequência das doações, levando a pessoa certa, no momento certo, para o local certo.

Muitas pessoas morrem à espera de sangue. Na época de férias, as doações caem drasticamente e os acidentes de trânsito aumentam. Todos os anos essa história se repete e milhares de vida se perdem. 

Para mudar essa realidade, a SalvoVidas.com ajuda as pessoas a doarem sangue em momentos de urgência, oferecendo um serviço de atendimento que fornece informações como: endereço e horário de funcionamento e os principais requisitos para a doação de sangue.

Dia Nacional do Doador de Sangue

25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. No Brasil, é preciso aumentar o número de doares e só através de campanhas de conscientização vamos conseguir isso. Apenas 1,8% da população doa sangue. A ONU recomenda que o mínimo seja de 3%. O problema é ainda mais grave porque o sangue possui validade

 

Quem não pode doar pode ajudar

Muitas pessoas não atendem aos requisitos de doador, mas, ainda assim, elas podem ajudar de outras maneiras:

Espalhe essa corrente:

Explique a amigos e familiares a importância da doação de sangue para salvar vidas. 

Doe medula óssea:

Há pessoas que não podem doar sangue, mas podem doar medula óssea, pois os critérios são diferentes.

Organize campanhas de doação:

O SalvoVidas.com ajuda pessoas interessadas em organizar campanhas de doação de sangue e/ou medula óssea. A plataforma oferece informações para facilitar a organização de eventos com esse fim. 

Especialmente indicado para você:

ALBUMINA ALTA E BAIXA. O QUE CAUSA E COMO CORRIGIR

O PH DO NOSSO CORPO: BÁSICO, ÁCIDO OU NEUTRO?