Dia Mundial do Doador de Sangue 2016 – “Obrigado por salvar minha vida”


14 de junho é o dia consagrado ao doador de sangue – no mundo todo se comemora, se relembra, se saúda àqueles que, voluntariamente, doam seu sangue para os hemocentros, públicos e privados. Esta é uma ação de solidariedade fundamental para salvar vidas. Doe você também!

Neste ano, 2016, a OMS definiu o lema da campanha como:

“Obrigado por salvar minha vida”.

E o slogan:

“Doe voluntariamente, doe frequentemente. Doar sangue é importante”.

Com essas duas frases, muito significativas e sensibilizadoras, a campanha visa resgatar histórias de pessoas cujas vidas foram salvas pela doação de sangue. A motivação constante da população para que exerça, com a frequência possível, este ato de solidariedade humana, é uma necessidade permanente dos bancos de sangue em todo o mundo. Pessoas saudáveis podem doar (veja na figura abaixo as condições e limites) e esse sangue salvará vidas, até a sua.

.foto

foto

foto

“No Brasil, a doação de sangue é feita nos serviços de hemoterapia públicos e privados. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que respondem por 29 % e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%”, diz o Ministério da Saúde.

O 14 de Junho foi escolhido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, em homenagem ao dia de nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e algumas das diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Quem pode doar sangue? Confira!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), podem todas as pessoas saudáveis que se enquadrem nas condições abaixo:

  • Homem ou mulher;Entre 16 e 68 anos;

    Ter acima de 50 quilos;

    Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;

    Estar bem alimentado e descansado;

    Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;

    Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;

    Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar sangue. Os homens devem esperar 60 dias até uma nova doação.

PROCURE O HEMOCENTRO MAIS PRÓXIMO E DOE SANGUE VOCÊ TAMBÉM!

Talvez te interesse ler também:

O QUE O SEU TIPO DE SANGUE DIZ SOBRE VOCÊ?

EXERCÍCIO FÍSICO: SE EXTREMO PODE ENVENENAR O SANGUE

MENOS INDIFERENÇA E MAIS SOLIDARIEDADE, AFINAL, SÓ EXISTE UMA RAÇA

Fonte: MS-Brasil




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. curso de marketing
    Publicado em 10/05/2021 às 5:46 pm [+]

    I really liked your site. Thanks for the information. 889662344 1324868


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...