Lembranças de casamento: as melhores ideias ecológicas, sustentáveis, artesanais

casamento

Para quem tem o sonho de constituir família, não existe nada mais especial do que o dia do casamento. Nesta ocasião tão importante na vida de quem vai casar, é importante que todos os convidados sejam tratados de forma a lembrarem do evento com carinho. Pensando nisso, desenvolvemos esta lista com as melhores ideias ecológicas, sustentáveis e artesanais para lembranças de casamento.

1. Plantas suculentas ou cactus

Plantas suculentas ou cactus

fonte: elo7

Uma lembrança viva, linda e ecológica. As plantas suculentas fazem jus ao nome e parecem emanar saúde. São plantas lindas e delicadas, indicadas especialmente para aqueles que não têm muito tempo de cuidar do jardim, justamente por precisarem de pouca água.

2. Tulipas na taça

Tulipas na taça
foto: elo7

Mais uma linda e excelente ideia são tulipas, verdadeiras de preferência, dentro de taças que poderão ser reutilizadas depois. Simbolizará a linda união dos noivos de forma consciente e bela.

3. Placa dos noivos em madeira reciclada

Placa dos noivos em madeira reciclada  fonte: elo 7

Outra linda lembrança que pode ser considerada ecológica é a ideia de pedir a um artesão que trabalhe o nome dois noivos em madeiras que seriam consideradas sobras. Com ferramentas adequadas, os próprios noivos também podem tentar fazê-las.

4. Caixinha de lembranças de papel reutilizado

Caixinha de lembranças de papel reutilizado

fonte: elo7

A ideia não é somente economizar dinheiro, mas também recursos naturais. Belas caixinhas de papel cartão reutilizado podem ser utilizadas para criar belas lembranças no dia do seu casamento.

5. Pregador dos noivos

Grampos dos noivos

fonte: elo7

Uma lembrança linda e artesanal é a representação dos noivos em pregador de roupa. Simples de fazer, os próprios noivos podem executar a pintura nos grampos da forma que desejarem.

6. Sacolas ecobag

Sacolas ecobag
fonte: elo7

Que tal presentear os convidados com lindas sacolas ecobag com o nome dos noivos? Atualmente, um dos maiores gargalos da indústria é lidar com a enorme quantidade de anos que se leva para uma sacola plástica se deteriorar. Por isso, faça sua parte.

7. Caixa de madeira reutilizada com foto de noivos

Caixa de madeira reutilizada com foto de noivos
 
fonte: elo7

A foto dos noivos pode ser impressa de forma artesanal em caixas de madeira reutilizada. Escolha aquela foto que melhor representa o momento de vocês para que seja também a lembrança levada para casa pelos convidados.

8. Aromatizadores com essência personalizada

Aromatizadores com essência personalizada
fonte: elo7

Aromatizadores artesanais são uma ideia incrível para lembranças de casamento. Além de serem ecológicos, se feitos com óleos essenciais orgânicos, os noivos podem escolher juntos que essência especial será utilizada. Geralmente, é de bom tom escolher uma essência que tenha significado para os dois.

9. Rosinhas de pano

Rosinhas de pano
fonte: elo7

Belas e encantadoras rosinhas de pano que podem ser feitas pelos próprios noivos. Para tal, basta reutilizar tecidos de bela estampa que não sejam mais utilizados em casa, cortar pequenos círculos e fechá-los em volta de bolinhas de algodão. Pode-se fechá-las com cola quente ou grampeador.

10. Biscuit dos noivos em caixinha reutilizada

Biscuit dos noivos em caixinha reutilizada
fonte: elo7

Caixinhas de papel reutilizado podem ser enfeitadas com biscuit dos noivos. Podem ser também corações ou outras imagens que signifiquem algo para os noivos.

11. Chaveiro ecológico de pano

Chaveiro ecológico de pano
fonte: elo7

Uma incrível lembrança sustentável é utilizar figuras de pano artesanais como chaveiros. Podem ser feitos pelos próprios noivos e ter a imagem que melhor represente o amor dos dois.

12. Corações dos noivos

Corações dos noivos
fonte: elo7

Nada melhor do a clássica imagem dos corações sendo preenchidos pela imagem do busto dos noivos. Lembrança simples e artesanal, pode ser feita com papel cartão ou outro material de componentes reutilizados pelos noivos.

Em termos gerais, além da criatividade, o que vale hoje em dia é pensar também na natureza. Se continuarmos com o uso desenfreado de materiais agressivos ao meio ambiente, corremos o risco de termos cada vez menos recursos para nossa existência. Portanto, devemos tomar consciência o mais rápido possível de utilizar cada vez mais materiais sustentáveis, ecológicos e artesanais.

Leia mais sobre casamento:

CASAMENTO SUSTENTÁVEL: DO VESTIDO DE NOIVA AO BUQUÊ. VEJA AQUI COMO SÃO AS NÚPCIAS ECO-FRIENDLY

O VESTIDO DE NOIVA FEITO DE 100% PAPEL HIGIÊNICO

O LINDO VÍDEO DE CASAMENTO FEITO PELO CACHORRO DO CASAL

FESTA DE CASAMENTO COM BORBOLETAS: A NOVA LOUCURA HUMANA