Pantone 2020: o azul clássico é a cor do ano. Paz e tranquilidade ao espírito humano


Não foram acolhidos os pedidos dos designers que queriam o branco nostálgico, símbolo da morte dos recifes de corais, como a cor do ano. A Pantone escolheu o azul clássico como a tendência 2020 para a moda do futuro próximo.

Vence, portanto, o “Classic Blue” (azul clássico), que na classificação Pantone tem o código 19-4052. A empresa optou por não atender aos pedidos daqueles que queriam o “Bleached Coral” (coral esbranquiçado) como cor 2020, símbolo do clareamento dos recifes de coral. A cor anti-Pantone, portanto, não será usada como bandeira para a crise climática.

Mas a escolha nunca é casual: a cor decretada todos os anos pelo Pantone Color Institute (atualmente em sua 21ª edição) é a que influenciará vários aspectos da sociedade, da moda à beleza e também o design.

Por mais de 20 anos, a cor escolhida pela Pantone influenciou o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, entre os quais a moda, a decoração de interiores e o design industrial, bem como embalagens de produtos e o design gráfico.

Um júri de 20 especialistas nomeia a cor do ano: o processo de seleção requer uma atenta avaliação e uma análise das tendências, desde a indústria do entretenimento e dos filmes em produção, passando pelas coleções de arte itinerantes e novos artistas, moda, todas as áreas do design, os destinos populares de viagens, bem como novos estilos de vida e condições socioeconômicas, além das novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que afetam a cor, plataformas relevantes de mídia social e até eventos esportivos futuros que chamam a atenção do mundo inteiro.

O resultado deve ser a expressão de um estado de espírito e de uma atitude global, que desta vez é o senso (ou a busca?) da tranquilidade.

“Um tom azul atemporal e duradouro, o PANTONE 19-4052 Classic Blue é elegante em sua simplicidade – lê-se no site da empresa –, evocativo do céu ao entardecer, suas qualidades tranquilizadoras estimulam a reflexão, destacando o nosso desejo por uma base confiável e estável sobre a qual construir enquanto atravessamos o limiar de uma nova era”.

Um pedido e uma necessidade de paz.

“Gravado em nossa mente como uma cor relaxante, o PANTONE 19-4052 Classic Blue traz uma sensação de paz e tranquilidade ao espírito humano, oferecendo refúgio. Ajudando a concentração e trazendo a clareza do laser, o PANTONE 19-4052 Classic Blue centraliza nossos pensamentos novamente. Com um tom azul reflexivo, o Classic Blue promove a resiliência“.

Estamos, portanto, bastante distantes das motivações de 2019, quando a escolha do PANTONE 16-1546 Living Coral foi ditada precisamente pelo recife de coral como fonte de sustento e refúgio para a vida marinha – mas que, este ano, apesar da pressão, foi ignorado.

Talvez porque ele nos lembre das nossas falhas.

Talvez te interesse ler também:

COMO USAR A CROMOTERAPIA A SEU FAVOR

GUIA PARA CROMOTERAPIA: O SIGNIFICADO DE CADA COR

QUAL É A COR PREFERIDA DO MUNDO INTEIRO?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...