Mostra Ecofalante e USP: filmes gratuitos e debates abertos sobre a Agenda 2030 da ONU

  • atualizado: 
Mostra Ecofalante e USP

A parceria Mostra Ecofalante e Universidade de São Paulo-USP está promovendo um evento sobre desenvolvimento sustentável, de 29 de outubro a 14 de novembro.

O tema desse evento é a Agenda da ONU de desenvolvimento global como meta até 2030.

 A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi elaborada em 2015 pela ONU, como plano de ação para os próximos 15 anos, visando o desenvolvimento sustentável do planeta.

Esse plano contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e são eles:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. 5. Igualdade de gênero
  6. 6. Água limpa e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho de decente e crescimento econômico
  9. Inovação-infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação.

Filmes e debate 

A Mostra Ecofalante-USP sobre a Agenda 2030 surgiu com o objetivo de envolver estudantes e público em geral, de forma plural e multidisciplinar, nos debates e transmissão de informações sobre a viabilização das 17 metas da ONU. 

Está é a segunda edição sobre desenvolvimento sustentável realizada pela Mostra Ecofalante em conjunto com a USP. Neste evento acontece exibição de filmes e ocorrem debates sobre esta temática.

Locais do Evento

As sessões de filmes estão acontecendo em 7 cidades do estado de São Paulo e todas as atividades têm entrada franca ao público.

Os locais das exibições de filmes e debates são 13 Unidades de Ensino e Pesquisa nos campi da USP, além do CINUSP na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antonia.

Na cidade de São Paulo, os locais são: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), no Instituto de Biociências (IB), no Instituto de Geociências (IGc), no Instituto de Relações Internacionais (IRI), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e na Faculdade de Saúde Pública (FSP).

Outros locais do evento são os campi universitários situados nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Destaques da programação

Os filmes de destaque na programação deste evento são:

O documentário “GIG - Uberização do Trabalho” (Brasil, 2019, 60’) cujo tema é o crescimento do trabalho intermediado por aplicativos e plataformas digitais.

“O Fio da Meada” (Brasil, 2019, 77’) que mostra a luta de povos da floresta contra a urbanização opressora e violenta.

“O Amigo do Rei” (Brasil, 2019, 142’) uma mistura de documentário e ficção sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG e suas consequências.

“Empate” (Brasil, 2018, 90’) documentário que dá vazão ao pronunciamento dos representantes do movimento seringueiro das décadas de 70 e 80 contra o desmatamento no estado do Acre.

“Está Tudo Bem” (Venezuela/Alemanha, 2018, 70’) filme que retrata a crise no sistema de saúde da Venezuela. 

“Um Filósofo na Arena” (México/Espanha, 2018, 100’) sobre o filósofo francês Francis Wolff.

“O Quadrado Perfeito” (Argentina, 2018, 61’) que é um documentário sobre o mundo da criação de cães de raça pura e um meio de lançar debate sobre essa questão.

“Bem-vindo a Sodoma” (Áustria/Gana, 2018, 92’) Premiado no Festival de Zurique, na Suíça, o filme mostra o maior lixão de lixo eletrônico do mundo: Agbogloshie, em Gana.

“A Cidade do Futuro” (EUA, 2017, 9’) que revela o projeto Minnesota Experimental City, uma tentativa futurista de resolver problemas urbanos criando uma cidade nova a partir do zero.

“Superalimentos” (Canadá, 2018, 66’) evidencia o efeito cascata da indústria dos superalimentos sobre a vida das famílias rurais. 

“A Verdade Sobre Robôs Assassinos” (EUA, 2018, 83’) produção que destaca como os humanos estão cada vez mais dependentes de robôs.

“Vulcão de Lama: A Luta Contra a Injustiça” (EUA, 2018, 80’) divulga a luta de moradores que tiveram suas vilas soterradas por um tsunami de lama. 

“A História do Porco (Em Nós)” (Bélgica, 2017, 120’) que utiliza o apetite exacerbado desse animal como uma metáfora para a enorme ganância humana.

“A Era das Consequências” (EUA, 2017, 81') trata da  investigação sobre os impactos das mudanças climáticas ao redor do mundo.

“A Experiência Cecosesola” (França, 2014, 59') relacionado à uma cooperativa na Venezuela com mais de 1200 associados que, através da autogestão, administram supermercados populares e feiras.

“O Custo do Transporte Global” (Espanha/França, 2016, 83') é uma investigação sobre o funcionamento e a regulamentação da indústria de navios.

Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do evento AQUI no site da Ecofalante.

Sobre a Parceria Ecofalante e USP

A parceria Ecofalante/USP teve início em 2013 e de lá para cá vem se expandindo a cada ano, tendo como a proposta levar a Mostra Ecofalante para o contexto universitário, através da utilização dos filmes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

No ano passado, como ampliação dessa parceria foi consolidado o Acordo de Cooperação Técnico-Educacional com a USP, por meio do Programa Ecofalante - Universidades e da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) desta Universidade.

A finalidade desse acordo é  incluir no estudo universitário o debate de temas sobre a sustentabilidade em suas várias dimensões: ambiental, social e econômica, projetando para a sociedade o comprometimento da universidade pública com a qualidade de vida.

Todo esse empreendimento educacional traz uma boa oportunidade para os participantes ampliarem a visão e engajamento sobre desenvolvimento sustentável.

Aproveitem! Divulguem! Participem!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!