A vida em um dia: as diversas vivências em um simples dia, durante a pandemia em 2020 


Vocês já ouviram falar do filme A vida em um dia – a história de um único dia na Terra? Trata-se de um documentário que mostra várias pessoas espalhadas pelo mundo, vivenciando situações diversas durante um dia na pandemia em 2020.

O objetivo do documentário é deixar um registro para as gerações futuras, mostrando a beleza e a sutileza do cotidiano de várias pessoas que passaram por um problema em comum: as restrições e as limitações provocadas pela pandemia.

Início do Projeto

Esse projeto é uma nova versão do filme lançado em 2011, que continha vídeos gravados por pessoas de 189 países em um único dia, o 24 de julho de 2010.

A vida em um dia – 2020 foi produzido a partir dessa proposta, a de convidar as pessoas a mandarem vídeos gravados durante um dia, o 25 de julho de 2020, um sábado.

Para isso, bastava filmar, se inscrever e enviar o material para o site do projeto.

Veja aqui abaixo o vídeo do projeto convidando as pessoas a participarem:

Os envolvidos na produção desta obra são, nada mais, nada menos, que o tarimbado diretor e produtor cinematográfico Ridley Scott, que dirigiu o filme Gladiador, entre outros, e o diretor do documentário One Day In September, Kevin Macdonald.

Ambos tiveram obras premiadas pela academia do Oscar.

Biografia da Terra, em um dia.

Os conteúdos que foram enviados para fazer parte dessa produção incluem diversos momentos, desde os mais singelos e banais, aos especiais e até grandes eventos, que marcaram a vida de várias pessoas. Como uma espécie de biografia do mundo, em um dia.

O resultado dessa produção foi um filme que mostra as diversas nuances humanas: amor, esperança, tristeza, morte, independentemente da nacionalidade, cultura ou espaço geográfico.

O filme, produzido a partir da edição das várias filmagens enviadas (ao todo 300 mil vídeos oriundos de 192 países) está agora disponível no YouTube.

Assista

Veja por você mesmo como ficou o resultado da produção e da edição dos vários filmes enviados mostrando realidades distintas ao redor do mundo no ano de 2020:

Lições a se tirar de A vida em um dia

Podemos tirar várias lições e reflexões com base nesse documentário, como por exemplo:

  • Vivemos contextos e realidades distintas, porém de alguma forma estamos conectados pela vida que somos, e por toda a energia que permeia nosso planeta.
  • Independente de nossa nacionalidade, raça, cultura, religião, cor de pele, gênero, somos humanos, por isso temos muito em comum.
  • A vivência da pandemia tem nos impulsionado a avaliar nossa relação com o próximo, com a natureza e a vida.
  • Diversas pessoas têm se dado conta através dos efeitos da pandemia, como é necessário percebermos a importância do essencial: respirar, se alimentar bem; cuidar da saúde e das emoções; respeitar o próximo, independente da espécie, e valorizar a natureza.
  • Mesmo anônimos, cada um de nós tem sua importância. Toda vida importa, pois de alguma forma estamos contribuindo para escrever a história da humanidade.
  • Diante do temor da Covid-19 e pela preservação da saúde, diversas pessoas têm adotado novos hábitos, mais saudáveis, qualificando melhor suas escolhas e buscando viverem de forma mais equilibrada.
  • Até com pequenos gestos podemos fazer a diferença para outrem, seja com um sorriso, uma palavra, um bom pensamento ou uma atitude de compaixão e empatia.
  • Estamos aqui para nos tornarmos conscientes que somos imensos, como parte de um Todo, mas pequenos diante da grandeza dele. Isso nos torna sábios e humildes.
  • Um simples dia pode fazer diferença no rumo e trajetória de uma vida. Por isso, valorize esse dia.
  • Cada um de nós vive a dança da existência, oscilando com momentos de alegrias, sonhos, tristezas, dores, fracassos e vitórias, encontros e desencontros. O que importa é o que extraímos de tudo isso, para o nosso crescimento e avanço. Vivendo da melhor forma possível.
  • Diante desse momento pandêmico, cada um responde de uma forma distinta, de acordo com seu nível de consciência. Sendo assim, como será o Mundo pós-pandemia: o que poderá mudar no comportamento humano? irá depender de cada indivíduo.
  • Com a tecnologia percebemos como estamos conectados, porém, ao passo que nos comunicamos virtualmente, temos nos afastado fisicamente. Vivemos este paradoxo que se acentuou mais ainda em virtude do lockdown. Cabe a cada um de nós encontrar o equilíbrio, para não ir de um extremo ao outro.

Já percebeu sua vida em um dia?

Parou  para observar sua existência em 1 segundo, 1 minuto e 1 dia?

A auto-observação nos dá a oportunidade de nos conhecer, perceber como a vida quer se manifestar na gente.

A essência da vida pode ser percebida por nós, basta colocar a devida atenção.

Viver é estar presente em cada momento, aqui e agora.

Talvez te interesse ler também:

Ecofeminismo: conceito ganha força na pandemia. Um mundo melhor é possível

Voltaremos a nos abraçar? Por quanto tempo se sobrevive sem abraço?

Significado das velas – o que representam e como usá-las




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...