Na Irlanda, uma estrada foi desviada para salvar esta árvore sagrada


Um homem com sua tenacidade, seu amor pelo meio ambiente e pela tradição, conseguiu salvar uma árvore sagrada para as fadas, no coração da Irlanda. Uma história que é tudo menos que recente, mas que vale a pena conhecer porque nunca deixa de fascinar.

O protagonista da história é Eddie Lenihan, nascido em 1950 em Brosna, na província de Munster, na Irlanda.

A poucos passos de sua casa, surge um “fairy bush” que seria uma espécie de bosquinho, uma estrutura botânica particular, formada por um arbusto que tem ao redor alguns círculos conhecidos como “fortalezas de fadas” ou “fairy forts”.

Em 1999, Eddie fez de tudo para salvar esta maravilha surreal da natureza que teria sido destruída para dar lugar à construção de uma via no condado de Clare. O projeto envolvia a construção de uma estrada que contornasse as cidades de Ennis e de New Market On Fergus e, para tal, seria necessário devastar toda a vegetação local, incluindo a famosa fairy bush.

Mas Eddie, um conhecedor e respeitador da antiga tradição irlandesa, informou às autoridades que a destruição daquele arbusto sagrado causaria uma série de desgraças para a população local e à qualquer pessoa que transitasse de carro, bicicleta ou a pé por ali.

E não só isso: na sua opinião, aquele pedaço de “mato” era uma verdadeira fronteira ao longo de uma trilha de fadas, usada como ponto de encontro pelas criaturas dos bosques da província de Munster.

O resultado? As obras para a construção da estrada, que já tinham sido iniciadas na região, foram interrompidas e modificadas, deixando intocado o arbusto das fadas.

A notícia deu a volta ao mundo através do The New York Times e das principais mídias internacionais na época. Por um lado, houve aqueles que consideravam um absurdo, por outro, muita gente vangloriava aquele homem que tinha conseguido salvar um dos símbolos da tradição irlandesa.

Graças ao esforço de Eddie Lenihan, a rodovia foi desviada para salvar o arbusto morada das fadas, e ponto de encontro místico dos seres de um mundo mágico.

Mas quem é o homem que salvou a morada das fadas?

Certamente Eddie Lenihan não é qualquer um! O homem é um dos últimos seanchai (professor e contador de histórias tradicionais) ainda vivo. É um “portador da tradição antiga”, capaz de transmitir oralmente as histórias contadas pelos antigos Bardos.

Amante das tradições irlandesas e especialista em folclore pela University College em Dublin, Lenihan é também o autor de numerosos poemas, contos de fadas e livros infantis dedicados a fadas, anjos e criaturas sobrenaturais de origem celta.

A história da árvore das fadas é contada em seu livro intitulado “Encontro com a outra multidão”. Este arbusto e seu entorno continuam conservados no Condado de Clare e Eddie Lenihan segue com sua missão de manter viva a história ancestral do povo irlandês.

E, você acredita em Fadas e Duendes?

Talvez te interesse ler também:

ÁRVORE DA VIDA – OS SIGNIFICADOS CELTA E BÍBLICO

HORÓSCOPO CELTA: DESCUBRA QUAL É A TUA ÁRVORE-GUIA

Fonte foto




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...