Imagem de gato criada há cerca de 200 anos aC foi descoberta no Peru


Arqueólogos estavam trabalhando na região das Linhas de Nazca e acabaram por descobrir um geoglifo (grande figura no chão), datada de aproximadamente 200 anos aC.

As Linhas de Nazca, desde 1994 são Patrimônio Mundial da Unesco por conter um vasto tesouro cultural da antiguidade.

No relevo dessa região existem centenas de imagens e figuras que foram criadas em meio a rochas e na terra há milhares de anos.

E surpreendentemente, essa figura de gato com 37 metros de comprimento é uma novidade para os arqueólogos do Ministério da Cultura do Peru!

Essa imagem foi feita no relevo das encostas de uma colina no meio do deserto da região de Nazca.

Segundo o arqueólogo Jhonny Isla, responsável pela  gestão do Parque Arqueológico Nazca-Palpa, a descoberta aconteceu quando as autoridades resolveram melhorar o acesso ao principal mirante natural, que permite aos visitantes ter uma visão maior das imagens que dominam a paisagem dessa área.

Para realizar esse trabalho de campo, foram utilizados drones e, através deles, foi possível perceber essa enorme figura de gato no solo de Nazca.

“É surpreendente que ainda possam ser identificadas novas figuras, mas sabemos que existem outras que podem ser encontradas.

Nos últimos anos, o uso de drones que, sobretudo nos permitem fazer imagens em encostas, torna isso possível”, disse o arqueólogo Jonny Isla.

https://www.instagram.com/p/CGh_L8-otEz/?igshid=42y70pnpcuxt

Segundo os arqueólogos, a imagem do gato pode ser referente à cultura Paracas, que antecedeu em vários séculos a cultura Nazca, e que marca o surgimento dos geoglifos nesta região.

As Linhas de Nazca, com seu vasto complexo de imagens zoomórficas (gravuras de animais), geométricas ou vegetais, foram descobertas no início do século XX.

Entre os arqueólogos que buscaram desvendar essa região, teve destaque María Reiche (1903-1998), por ter dedicado grande parte de sua existência aos estudo e conservação de geoglifos peruanos.

Vejam neste vídeo do canal Euronews (em português), o anúncio dessa descoberta inusitada!

Uma outra palavra define esse achado: espetacular!

Talvez te interesse ler também:

Curiosidades sobre os Gatos que Talvez você Desconheça

Playground de pandas: uma fofura de lugar para preservar esse animal fofo!

Nenhum telhado será desperdiçado. Nesta cidade, tudo vira verde!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...