Dia Mundial do Livro: no isolamento social, comemore lendo filosofia


Na data de hoje, 23 de Abril, comemora-se mundialmente o Dia do Livro. Uma forma de homenagear a importância da leitura, é o incentivo a ler mais obras literárias, especialmente neste momento em que estamos ficando mais em casa, em função do isolamento social para prevenção da Covid-19.

O Dia Mundial do Livro foi criado pela ONU-Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e instituído em 1996. A data, 23 de Abril, foi determinada como tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616.

Esse dia é um pretexto para recordarmos e reverenciarmos célebres escritores e grandes autores do universo literário.

A filosofia salva

Para celebrar essa data, uma boa pedida durante a permanência de muitas pessoas dentro de casa, é a leitura de obras literárias dos grandes filósofos, que nesse momento podem ser muitos úteis para uma profunda reflexão sobre o contexto em que estamos vivendo, promovendo mais lucidez, autoconhecimento e o desenvolvimento da razão.

Neste vídeo do canal Casa do Saber, o professor de História da Filosofia, Mauricio Marsola, ressaltada a importância das obras filosóficas e explica a finalidade da filosofia em nossa vida:

A filosofia salva, hoje e sempre! A razão é a característica humana que mais do que nunca precisamos preservar, para que um futuro que promete a robotização até do sentimento, não encontre espaço para nos desumanizar.

E para você que se convenceu dessa importância, segue a sugestão de 10 imperdíveis clássicos da filosofia:

  1. A República (Platão)
  2. O Banquete (Platão)
  3. A Política (Aristóteles)
  4. Assim Falou Zaratustra (Friedrich Nietzsche)
  5. Sobre a Ira (Seneca)
  6. Crítica da Razão Pura (Immanuel Kant)
  7. Do Contrato Social (Jean-jaques Rousseau)
  8. O Mito de Sísifo (Albert Camus)
  9. O Ser e o Nada (Jean-Paul Sartre)
  10. Carta Sobre a Felicidade. A Meneceu (Epicuro)

Aproveite esse momento de confinamento em tempos de coronavírus, e se inspire com estes grandes filósofos. Feliz Dia Mundial do Livro e uma ótima leitura para você!

Talvez te interesse ler também:

Transforme sua vida com a leitura. Veja 5 dicas para ler mais

Há quanto tempo você não lê um livro? A falta de leitura pode ser culpa da Netflix. Palavra da ciência

A leitura faz você feliz: 10 boas razões para ler mais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...