Butterflies: uma viagem surreal ao inferno dos piores manicômios do mundo (IMAGENS FORTES)


Até aonde pode ir a falta de empatia humana? A resposta está nas fotografias de Scott Typaldos e suas imagens em preto e branco que mostram um outro lado da humanidade, aquela que vive amarrada em correntes e ao limiar da sobrevivência, dentro de instituições psiquiátricas arruinadas.

Um trabalho de forte impacto visual-emocional resumido no título “Borboletas”, feito em quatro volumes e que nos coloca diante da triste realidade em que os pacientes de alguns países são obrigados a viver, onde ainda existem hospitais psiquiátricos (manicômios).

Uma espécie de descida ao submundo, beirando uma realidade onde homens, mulheres e crianças vivem no chão, amarrados ou acorrentados, muitas vezes nus e em quartos decorados apenas com paredes vazias e sujas.

Nestas fotos atrozes vemos pacientes de hospitais psiquiátricos da África Ocidental, Kosovo, Bósnia e Indonésia.

Sem filtros, os olhares ausentes dessas pessoas contêm histórias de tortura psíquica e espancamentos físicos, em um ambiente que mostra o estado de abandono em que elas sobrevivem.

butterflies 1

butterflies 2

butterflies 4

butterflies 3

butterflies 5

“A única coisa que eu poderia estar pronto para dizer é que o grupo, o sistema e a sociedade que criam a doença. O tipo de doença mental que um país desenvolve é um espelho distorcido e codificado de suas próprias disfunções sociais e políticas”, diz o fotógrafo suíço vencedor da primeira edição do The Report Photojournalism Award.

Demorou cinco longos anos para que ele pudesse documentar a vida nesses hospitais psiquiátricos. Typaldos passou três meses em cada hospital, tentando, antes mesmo de realizar suas fotos, fazer contato com os pacientes, conseguindo até passar a noite com eles nos momentos em que eles se tornavam mais violentos e incontroláveis, e eram sedados com doses maciças de antipsicóticos de efeitos colaterais devastadores, porque obsoletos.

butterflies 7

butterflies 8

butterflies 9

butterflies 10

Abandonados pelas suas famílias, esquecidos pela sociedade, os pacientes conhecem bem a segregação, a falta de cuidados e o abandono total. As imagens mostram o anseio pela liberdade e a fragilidade destas almas reduzidos às correntes das nossas sociedades, assediadas pelo medo.

butterflie 11

Talvez te interesse ler também:

MULHERES REVOLUCIONÁRIAS QUE FORAM CONSIDERADAS LOUCAS E INTERNADAS EM UM MANICÔMIO

HOLOCAUSTO BRASILEIRO, O HOSPITAL COLÔNIA DE BARBACENA – 50 ANOS DE OMISSÃO

KANDAPARA: O PROSTÍBULO DE MENINAS EM BANGLADESH (FOTOS)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...