Butterflies: uma viagem surreal ao inferno dos piores manicômios do mundo (IMAGENS FORTES)

  • atualizado: 
Butterflies

Até aonde pode ir a falta de empatia humana? A resposta está nas fotografias de Scott Typaldos e suas imagens em preto e branco que mostram um outro lado da humanidade, aquela que vive amarrada em correntes e ao limiar da sobrevivência, dentro de instituições psiquiátricas arruinadas.

Um trabalho de forte impacto visual-emocional resumido no título "Borboletas", feito em quatro volumes e que nos coloca diante da triste realidade em que os pacientes de alguns países são obrigados a viver, onde ainda existem hospitais psiquiátricos (manicômios).

Uma espécie de descida ao submundo, beirando uma realidade onde homens, mulheres e crianças vivem no chão, amarrados ou acorrentados, muitas vezes nus e em quartos decorados apenas com paredes vazias e sujas.

Nestas fotos atrozes vemos pacientes de hospitais psiquiátricos da África Ocidental, Kosovo, Bósnia e Indonésia.

Sem filtros, os olhares ausentes dessas pessoas contêm histórias de tortura psíquica e espancamentos físicos, em um ambiente que mostra o estado de abandono em que elas sobrevivem.

butterflies 1

butterflies 2

butterflies 4

butterflies 3

butterflies 5

"A única coisa que eu poderia estar pronto para dizer é que o grupo, o sistema e a sociedade que criam a doença. O tipo de doença mental que um país desenvolve é um espelho distorcido e codificado de suas próprias disfunções sociais e políticas", diz o fotógrafo suíço vencedor da primeira edição do The Report Photojournalism Award.

Demorou cinco longos anos para que ele pudesse documentar a vida nesses hospitais psiquiátricos. Typaldos passou três meses em cada hospital, tentando, antes mesmo de realizar suas fotos, fazer contato com os pacientes, conseguindo até passar a noite com eles nos momentos em que eles se tornavam mais violentos e incontroláveis, e eram sedados com doses maciças de antipsicóticos de efeitos colaterais devastadores, porque obsoletos.

butterflies 7

butterflies 8

butterflies 9

butterflies 10

Abandonados pelas suas famílias, esquecidos pela sociedade, os pacientes conhecem bem a segregação, a falta de cuidados e o abandono total. As imagens mostram o anseio pela liberdade e a fragilidade destas almas reduzidos às correntes das nossas sociedades, assediadas pelo medo.

butterflie 11

Talvez te interesse ler também:

MULHERES REVOLUCIONÁRIAS QUE FORAM CONSIDERADAS LOUCAS E INTERNADAS EM UM MANICÔMIO

HOLOCAUSTO BRASILEIRO, O HOSPITAL COLÔNIA DE BARBACENA - 50 ANOS DE OMISSÃO

KANDAPARA: O PROSTÍBULO DE MENINAS EM BANGLADESH (FOTOS)

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!