Um poço de livros coloridos e sem fim: uma instalação de incrível ilusão ótica


Uma instalação que remete a um poço cheio de livros coloridos, e que parece não ter fim. Essa é a ideia por trás da obra de arte criada pelo artista eslovaco Matej Kren, que está em exposição na Biblioteca Municipal de Praga.

Intitulada de Idiom, ela foi originalmente instalada na Bienal Internacional de São Paulo, em 1995. Atualmente pode ser vista logo na entrada da Biblioteca.

A Idiom é uma escultura aberta com centenas de livros, e uma abertura lateral que permite ao visitante entrar nela e a admirar por vários ângulos.

O que cria a ilusão de ótica de infinito são dois espelhos colocados no chão e no teto. Quem olha tem a impressão de que a instalação é um verdadeiro arco-íris de livros e que não tem fim.

Visualizar esta foto no Instagram.

Czech out these books ?

Uma publicação compartilhada por Paul (@paul.john.paul) em

Depois do período em exposição, todos os livros utilizados voltam ao seu propósito original, de serem lidos e proporcionarem o mergulho no infinito, que a escultura de Matej Kren conseguiu ilustrar com tanta precisão.

Talvez te interesse ler também:

10 LIVRARIAS E BIBLIOTECAS MAIS LINDAS DO BRASIL

ESPETÁCULO ESTE CIRCO: SEM ANIMAIS DE VERDADE E COM MUITA BELEZA VISUAL

O PEQUENO PRÍNCIPE: 10 FRASES QUE NOS AJUDAM A CRESCER COMO PESSOAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...