Excepcional descoberta arqueológica no Egito: 50 múmias com mais de 2.000 anos


Um achado excepcional: um grupo de arqueólogos encontrou um túmulo contendo 50 múmias em bom estado de conservação, com mais de 2000 anos em Minya, sul do Cairo, no Egito.

As múmias, das quais 12 eram crianças, foram descobertas em quatro câmaras funerárias de nove metros de profundidade no sítio arqueológico de Tuna El-Gebel e datam da era ptolomaica, ou seja, do período entre 305 e 30 a.C. (a última rainha ptolomaica foi Cleópatra). E, em particular, algumas foram encontradas envoltas em linho, enquanto outras estavam colocadas em caixões de pedra ou sarcófagos de madeira.

Os visitantes, incluindo embaixadores de diferentes países, reuniram-se no local da descoberta, onde 40 múmias foram exibidas durante a cerimônia de anúncio.

As identidades das múmias ainda são desconhecidas, mas, pelo método de mumificação, as pessoas provavelmente devem ser do alto escalão.

“Não encontramos nomes escritos em hieróglifos”, disse Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

O Egito certamente não é novo neste tipo descoberta. Esse achado de fato vem juntamente com outras descobertas recentes de beleza e importância comparáveis, como as 8 múmias da necrópole de Dahshur ou a tumba de 4400 anos de idade no local de Saqqara.

50 mumias 2000 anos 1

Escavações em diferentes áreas do fascinante país do norte da África continuam, portanto, esperamos ver outras imagens como essas e redescobrir ainda novas partes de um mundo tão distante, mas que ainda nos pertence.

A descoberta é resultado de uma colaboração entre o Ministério de Antiguidades e o Centro de Pesquisa de Estudos Arqueológicos da Universidade de Minya.

Talvez te interesse ler também:

COMO FORAM CONSTRUIDAS AS PIRÂMIDES DO EGITO? CIENTISTAS TENTAM DESVENDAR ‘O MISTÉRIO’

BRASIL TEM SÍTIO ARQUEOLÓGICO IMPORTANTE E POUCO CONHECIDO – CALÇOENE, NO AMAPÁ

AS MULHERES DO NEOLÍTICO ERAM VIAJANTES E ERAM ELAS QUE TRANSMITIAM SABER E CONHECIMENTO

Fonte fotos: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...