Como foram construidas as pirâmides do Egito? Cientistas tentam desvendar ‘o mistério’

Como foram construidas as pirâmides do Egito? Cientistas tentam desvendar ‘o mistério’

Como as pirâmides do Egito foram construídas? Desde sempre se discute sobre este mistério e tantas teorias foram levantadas. A última, em ordem de tempo, é a de um grupo de cientistas do Instituto Oriental de Arqueologia Francesa no Cairo e da Universidade de Liverpool, na Inglaterra.

Com os poucos recursos disponíveis à época, como foi possível construir estruturas tão impressionantes e de longa duração? Uma hipótese anterior era a da existência de uma espécie de trenó que deslizava sobre a areia molhada para transportar o material, mas agora, em uma das pedreiras de alabastro em Luxor, arqueólogos do Hatnub Epigraphic Project encontraram restos de uma rampa que remonta há pelo menos 4,5 mil anos.

Supõe-se que através dessa rampa, os antigos egípcios moviam os blocos de pedra para depois levá-los ao canteiro de obras.

“É uma descoberta importante, a primeira evidência mostrando como blocos pesados ​​foram levantados e retirados das pedreiras”, diz Mustafa Waziri, secretário-geral do Ministério de Antiguidades do Egito.

No centro da estrutura havia uma plataforma inclinada com escadas e buracos de ambos os lados, nos quais postes de madeira eram inseridos.

“Os blocos de várias toneladas eram amarrados no ‘trenó’ de madeira. Posteriormente, os construtores puxavam as cordas e mudavam os blocos em um ângulo de 20 graus”, explica o arqueólogo Yannis Gourdon do Institut Français d’Archéologie Orientale para o Luxor Times.

Além da rampa, os arqueólogos também descobriram pelo menos 100 inscrições comemorativas das visitas dos faraós às pedreiras de alabastro de Hatnub, e também casas de pedras para os trabalhadores.

“A equipe desenterrou 4 colunas de pedra; uma delas mostra o desenho de uma pessoa em pé e as outras três têm inscrições hieráticas pouco claras por causa do mau estado de conservação”, diz o arqueólogo Roland Enmarch da Universidade de Liverpool.

Agora a equipe de arqueólogos está trabalhando para preservar as inscrições e investigando mais profundamente para confirmar a nova teoria.

Mas as pirâmides do Egito seguem sendo maravilhosas e fascinantes também por causa do mistério que está por trás da construção delas.

Talvez te interesse ler também:

OS ANTIGOS EGÍPCIOS ERAM VEGETARIANOS

AS MULHERES DO NEOLÍTICO ERAM VIAJANTES E ERAM ELAS QUE TRANSMITIAM SABER E CONHECIMENTO

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *