Por que gostamos tanto do cheiro de chuva? Você sabia que esse cheiro tem um nome?


Você sabia que o cheiro da chuva na terra seca tem um nome? E acima de tudo, você sabia que o cheiro muda de acordo com o lugar? Petricor é a palavra que descreve tudo isso e resume as sensações que experimentamos ao sentir o cheiro de um dia chuvoso.

Quantas vezes você respirou profundamente para sentir melhor aquele momento em que a chuva começa a cair? Isto sempre fascinou os cientistas que cunharam palavra petricor para descreverem tal sensação.

A palavra apareceu pela primeira vez em 1964 na revista científica Nature, graças aos geólogos australianos Isabel Joy Urso e RG Thomas que a retiraram do grego pedra – pétra e íchor – exsudado, mas também sangue dos deuses.

Em um artigo deles, os autores descreveram petricor como “o cheiro que vem de um óleo que emana de certas plantas durante períodos de seca”. Este óleo é absorvido pela superfície das rochas, principalmente por sedimentos como o argiloso, e quando entra em contato com a chuva é liberado no ar juntamente com outro composto, a geosmina. A mistura produz o cheiro de chuva de que tanto gostamos.

Os cientistas realizaram mais de 600 experimentos para reproduzir esse odor e chegaram à conclusão de que o petricor muda de acordo com o solo em que ele cai. A chuva, na verdade, mistura-se com os compostos da terra e forma bolhas de ar que estouram e deixam na atmosfera partículas aromáticas.

Mas por que ficamos tão fascinados com esse cheirinho? É tudo uma questão de química. A geosmina atrai nosso olfato (e também o dos animais) porque tem um cheiro muito intenso. Mas deixando de lado a questão mais estritamente científica, pensemos na conexão que existe entre o olfato e o nosso cérebro.

Todos os dias, entramos em contato com centenas de perfumes que ativam nosso cérebro e nos dão sentimentos e emoções. Os cientistas afirmam que tudo isso tem uma origem primitiva porque nossos ancestrais usavam muito o olfato, como os animais.

É por isso que a chuva pode desencadear algo de especial em nós: é um sentimento nostálgico, de alegria, serenidade. O petricor nos conecta com a natureza e nos faz evadir alguns segundos do caos da cidade.

Talvez te interesse ler também:

CRIANÇAS INTELIGENTES SOBEM EM ÁRVORES E BRINCAM DEBAIXO DA CHUVA

ABRAÇAR ÁRVORES DIFERENTES PRODUZ CURAS ESPECÍFICAS

CHUVAS E CALOR TRAZEM ANIMAIS PEÇONHENTOS. VEJA OS CUIDADOS A TOMAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...