Há quanto tempo você não lê um livro? A falta de leitura pode ser culpa da Netflix. Palavra da ciência

  • atualizado: 
Netflix

Você não lê um livro há muito tempo e aquele na mesa da tua cabeceira está cheio de poeira? A culpa poderia ser das séries de TV. E quem diz isso é um novo estudo, que acredita que a falta de leitores é propriamente da Netflix.

Vamos fazer um experimento: quando foi a última vez que você leu um livro? E quando foi a última vez que você viu uma série de tv?

Talvez os pesquisadores não estejam totalmente errados. Para chegarem à conclusão de que as séries estão substituindo os livros, os pesquisadores analisando as tendências de leitura na Alemanha descobrindo que o número de pessoas que compram livros são sempre menores.

No ano passado, apenas 44% dos alemães com mais de 10 anos, ou 29,6 milhões de pessoas, compraram um livro. O número diminuiu quase 18% entre 2013 e 2017 e entre as pessoas de 20 a 50 anos, o declínio foi ainda mais grave (de 24% para 37%).

Entre as principais razões para essa inversão, seria o aumento no consumo das séries de TV que hoje são facilmente encontradas na Netflix. De acordo com a equipe, ligar a televisão, tablet ou smartphone e assistir a uma série exige menos fadiga e menos esforço mental do que a leitura, mas não só, deixar de seguir uma série pode significar estar fora das conversas do momento.

"Há uma necessidade de ficar atento para não ficar para trás, a vida já está agitada e a série de TV ajuda a torná-la ainda mais. Ler um livro é uma atividade relaxante, uma espécie de pausa na vida cotidiana", explica no estudo Alexander Skipis.

Para os pesquisadores, no entanto, há também uma interpretação boa nesta pesquisa porque por outro lado, enquanto menos pessoas compram livros, aquelas que continuam com essa boa prática, estão comprando cada vez mais.

Por exemplo, o leitor médio comprou 12 livros no ano passado, em comparação com 11 em 2013. O valor total gasto subiu de cerca de 117 euros para 137 euros.

Então, se por um lado o grupo de não-leitores não cresce, aqueles que resistem, lêem tanto. Tal evolução foi testada com a entrada dos e-books: o número de clientes diminuiu, mas as compras globais por pessoa aumentaram.

E no Brasil? Já somos um país que lê pouco, e as novelas dão conta de distrair a maioria. Se colocarmos Netflix no meio então...adeus livros!
 
A solução para quem já embarcou nas mil e uma temporadas oferecidas é, depois de um episódio, em vez de ver um outro ... todos nós poderíamos ler algumas páginas!

Sobre os benefícios da leitura, leia:

A (IN)UTILIDADE DA LITERATURA: NINGUÉM QUER PENSAR FORA DA CAIXA

A LEITURA FAZ VOCÊ FELIZ: 10 BOAS RAZÕES PARA LER MAIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!