6 Melhores Destinos Para Quem Ama Arte


Há quem goste de viajar para a praia, para as montanhas, para a roça, enfim, cada um busca nos seus momentos de descanso e lazer os lugares que mais lhe interessam. Quem adora artes em geral também pode se planejar para fazer um roteiro para percorrer várias etapas da história da arte.

Falando em cultura ocidental, sem dúvida a Europa é um destino privilegiado para quem gosta de artes, a começar porque muitas cidades europeias são um museu a céu aberto.

Vejamos os 6 melhores destinos para quem ama arte.

Londres

A capital da Inglaterra é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa. Passeando pela cidade, a pé, dá para acompanhar o universo da moda através das roupas e atitudes de pessoas super cool.

Ao caminhar pelas ruas londrinas, vamos vendo castelos, pontes e vários pontos de interesse que já começam a despertar o nosso olhar. Às margens do rio Tâmisa, está localizado o Tate Modern, um dos mais interessantes de Londres. Dentro dele há um acervo impressionante de arte moderna, com quadros de artistas como Picasso, Matisse, Malevich, Kandinsky. Uma galeria muito curiosa do Tate é a destinada aos pôsteres soviéticos. Sem dúvida, além do valor estético, o valor histórico dessas obras chama a atenção. Vale a pena conferir, também, as exposições itinerantes de artistas contemporâneos, para acompanhar o que vem sendo produzido no universo artístico.

Já o Museu Britânico é especializado em objetos das civilizações antigas, como Egito antigo, Grécia antiga, Roma antiga, Mesopotâmia, Persa, Maia, Asteca, Inca, Vikings, China imperial, Oriente Médio, Índia, várias tribos africanas, Europa medieval, povos asiáticos, entre outras.

Victoria & Albert Museum é um museu muito legal dedicado à arte e ao design, além de abrigar muitas obras do período medieval, gótico e do renascimento. O ponto alto do museu é o caderno de anotações do Leonardo da Vinci. Além do acervo, o jardim do museu é belíssimo. Vale a pena, ao final, sentar-se no café para descansar e admirar as belezas naturais do entorno.

O site Viagem Lado B traz mais informações sobre esses museus além de dicas sobre outros.

Roma

Roma é um caso à parte. Só de passear pela cidade parece que somos levados a outro tempo. Roma respira arte, haja vista as suas edificações e fontes, assim como algumas outras cidades italianas que foram berço do Renascimento.

O site Viajando para a Itália preparou um roteiro com os museus imperdíveis da capital italiana, começando pelo Museu de Vaticano. Mesmo quem não é católico deve conhecer esse museu. Localizado no interior do Estado do Vaticano, ele abriga um acervo enorme de artes do mundo, colecionado pelos papas. Prepara-se para as longas filas. Mas você pode evitá-las se comprar o ingresso pela internet.

A Basílica da São Pedro é outro museu de interesse em Roma. Foi iniciado com uma coleção modesta de esculturas até se converter, ao longo dos séculos, em dos maiores museus de arte do mundo.

No Vaticano, ao todo, há um conjunto de treze museus que compõe um belo complexo arquitetônico e que ocupa dois palácios.

Embora não seja propriamente um museu, não dá para ir a Roma sem conhecer o Coliseu, um antigo anfiteatro do Império Romano de quase 2.000 anos que se tornou símbolo da cidade.

Hoje em dia, o Coliseu é a maior atração turística de Roma, juntamente com o Vaticano. Em 2007, foi elevado a uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Talvez te interesse ler também:

O QUE VISITAR EM ROMA? COPPEDÈ, UM LUGAR FANTÁSTICO

CAMINHANDO PELAS RUAS CHEIAS DE FONTES, E HISTÓRIA, EM ROMA

Barcelona

Barcelona é uma das cidades mais vibrantes da Espanha. E tem mais: na cidade há vários museus que valem muito a pena conhecer, entre eles o Museu Picasso. Localizado no charmoso bairro do Born, o museu está em uma edificação antiga belíssima e é um centro de referência para quem quer conhecer o período de formação do pintor espanhol. A coleção permanente do museu é composta por 4.251 obras, que revelam a genialidade do jovem artista.

Outro artista espanhol que tem um museu dedicado a ele é Joan Miró. A Fundação Joan Miró foi criada pelo próprio artista, em 1975, com um fundo constituído em grande parte por sua coleção privada, a fim de estabelecer em Barcelona um espaço sobre a sua obra que fosse referência internacional. O lugar abriga quadros do artista ao mesmo tempo em que dialoga com a criação contemporânea de arte.

Atenas

Atenas é como Roma: um museu a céu aberto. Assim como a capital da Itália, Atenas é um berço da civilização ocidental.

Um dos destaques de Atenas é o Museu da Acrópole, que foi criado pelo governo grego, em 2009, com o objetivo de guardar as relíquias gregas em um lugar seguro, visto que muitas delas foram roubadas em várias invasões. O acervo do Museu tem réplicas dos templos e teatros da era de ouro da Grécia, antes do tempo e das invasões os destruírem. O site Deixa de Frescura conta várias curiosidades sobre o museu.

A própria Acrópole fica ali perto. Como se sabe, a Acrópole ateniense é uma colina rochosa onde estão as edificações mais significativas da Antiguidade, como o Partenon. Símbolo do ocidente, é Patrimônio Mundial da Unesco.

Paris

“Paris é uma festa”, já dissera Ernest Hemingway em seu livro de memórias. E é uma festa, também, para quem adora arte. Na capital francesa está o famoso Museu do Louvre, que, além de ter uma arquitetura belíssima, tem em seu acervo obras-primas famosas, como Monsalisa e Vênus de Milo, entre tantas outras. A sua coleção é constituída por mais de 35 mil peças que passam pela Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Modernidade.

Outro museu importante de Paris é o Museu D´Orsay, que reúne obras de arte ocidentais de 1848 a 1914, ou seja, lá estão os quadros de artistas como Courbet, Gauguin, Van Gogh, entre outros. Imperdível!

O Centro Georges Pompidou já é interessante por sua arquitetura. Entrar nele é deparar-se com uma coleção de arte moderna e contemporânea das mais impressionantes: Picasso, Matisse, Bacon, Warhol são alguns artistas cujas obras são parte do acervo do Pompidou. Melhor do que isso é saber que as visitações do museu são gratuitas!

Sobre esses e outros museus da Cidade Luz confira o site RFI.

Nova York

Que Nova York é uma cidade onde tudo acontece todo mundo sabe. A cidade literalmente não para e é puro estado de excitação, além de abrigar uma quantidade considerável de museus.

Começando o passeio pelo Metropolitan Museum of Art, conhecido como The Met, você vai conhecer as obras mais importantes do Impressionismo francês. Nessa seção de pinturas europeias do século 19 e começo do século 20 estão quadros de Van Gogh, Matisse e Degas. Na seção de arte americana, imperdível é a galeria com os quadros de Edward Hopper. Fazem pensar bastante sobre a condição moderna. Sem falar que o Met está pertinho do Central Park. Uma delícia de dia se perder num cenário natural para depois entrar nas galerias do museu.

Outro museu importante da cidade é MoMA, Museum of Modern Art. Próximo da famosa 5ª Avenida, o MoMA é um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo. Tanto as exposições permanentes como as itinerantes são fantásticas! Obras de Cézanne, Van Gogh e Picasso, Pollock, Warhol, Rothko estão lá. Dedique uma tarde inteira para tudo isso e muito mais!

Outro museu muito bom, mas fora de Manhattan, é o Brooklyn Museum. O primeiro ponto positivo desse museu é que ele não fica tão lotado quanto os da outra ilha. Mas nem por isso ele é menos interessante. Além do Brooklyn ser um bairro superinteressante, o museu é o segundo maior de Nova York. Seu acervo conta com obras de todo o mundo, do Egito Antigo à arte contemporânea. Exatamente agora está acontecendo a maravilhosa exposição David Bowie Is, que reúne peças e roupas do acervo pessoal do artista, além de propiciar uma verdadeira viagem pela mente criativa desse grande artista que nos deixou recentemente.

Essa lista seria extensa se não colocássemos um ponto final nela. Nessas cidades há muitos outros museus que valem uma visita, além de tantos outros que ficaram de fora, mas que apenas mencionamos aqui para aguçar a sua curiosidade: o Hermitage, em São Petersburgo, o Reina Sofía, em Madri, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museo de Bellas Artes de Buenos Aires. Enfim, para quem adora arte, o mundo está sempre aberto para novas descobertas…

Agora, se por ora não der para conhecer estes lugares ao vivo e em cores, conheça 10 MUSEUS NO MUNDO INTEIRO QUE VOCÊ PODE VISITAR SEM SAIR DE CASA.




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...