O que você estava vestindo? Mostra derruba o preconceito ligado à violência contra a mulher


Não é o tipo de roupa que desencadeia a violência sexual. Esta é a mensagem que deseja incitar a exposição What Were You Wearing, ou seja, “o que você estava vestindo” que exibe 18 roupas penduradas ao lado de 18 histórias de sobreviventes de estupro.

Estupros em geral e violência contra as mulheres infelizmente é o tipo de notícia que encontramos diariamente nas páginas dos jornais e, muitas das vezes, há sempre alguém que diz: ‘como estava vestida?’, ‘que roupa estava usando?’, ou ‘claro, vestida desse jeito’…

Vamos esclarecer em primeiro lugar que não é o tipo de vestimenta que desencadeia a violência, e que qualquer pessoa, seja homem ou mulher, deve sentir-se livre para vestir o que quiser.

Infelizmente, estereótipos e preconceitos é o que mais se vê por aí e muita gente coloca a culpa da violência sexual na minissaia ou na blusa decotada.

Mas uma instalação colocou diante dos nossos olhos a realidade dos fatos.

Organizada pela Universidade do Kansas e projetada por Jen Brockman, diretora do Centro para Prevenção e Educação Sexual, 18 peças de vestuário mostram o que o preconceito machista não consegue ver.

“T-shirt e jeans. Isso aconteceu três vezes na minha vida, com três pessoas diferentes. E em cada uma das vezes eu estava vestindo t-shirt e jeans”, diz um dos cartazes.

“Um vestido. Meses depois, minha mãe, em pé na frente do armário, se queixava do fato de eu não ter mais colocado o vestido. Eu tinha seis anos”, revela a ex-criança violentada durante a infância.

mostra violência 3

Há assim, T-shirts, calças, blusas, vestidos, jeans, ou seja, roupas de uso cotidiano, que podem ser encontradas em qualquer guarda-roupa.

“Queremos que as pessoas vejam-se refletidas nas histórias, nas roupas. O objetivo da Mostra é deixar claro para as vítimas que a culpa não era delas”, diz Jen Brockman.

Diante de um estupro não devemos nunca nos voltarmos contra a vítima.

mostra violência 4

A Mostra está girando o mundo através da web para tentar acabar de vez com o preconceito. Para esclarecer de uma vez por todas que, de forma alguma, através de sua vestimenta, a vítima pediu para ser estuprada, como infelizmente muitos dizem por aí.

Assim, resumido, não importa se você estava usando calça comprida ou um vestido curto porque…

não existem desculpas que justifiquem um ato de violência.

Compartilhe com as pessoas queridas mas também com os preconceituosos de plantão.

Fonte fotos: The University of Kansas

Talvez te interesse ler também:

Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher: tragédias a serem lembradas

As guardiãs: o verdadeiro Quarteto Fantástico que combate violência contra mulher

Chamar as mulheres de loucas: uma forma de violência que vem de longa data e ainda se faz presente




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...