Como você estava vestida? Mostra derruba o preconceito ligado à violência contra a mulher

  • atualizado: 
mostra violência

Não é o tipo de roupa que desencadeia a violência sexual. Esta é a mensagem que deseja incitar a exposição What Were You Wearing, ou seja, "o que você estava vestindo" que exibe 18 roupas penduradas ao lado de 18 histórias de sobreviventes de estupro.

Estupros em geral e violência contra as mulheres infelizmente é o tipo de notícia que encontramos diariamente nas páginas dos jornais e, muitas das vezes, há sempre alguém que diz: ‘como estava vestida?’, ‘que roupa estava usando?’, ou ‘claro, vestida desse jeito’...

Vamos esclarecer em primeiro lugar que não é o tipo de vestimenta que desencadeia a violência, e que qualquer pessoa, seja homem ou mulher, deve sentir-se livre para vestir o que quiser.

Infelizmente, estereótipos e preconceitos é o que mais se vê por aí e muita gente coloca a culpa da violência sexual na minissaia ou na blusa decotada.

Agora, uma instalação coloca diante dos nossos olhos a realidade. Organizada pela Universidade do Kansas e projetada por Jen Brockman, diretora do Centro para Prevenção e Educação Sexual, 18 peças de vestuário mostram o que o preconceito não consegue ver.

mostra violência 2

 "T-shirt e jeans. Isso aconteceu três vezes na minha vida, com três pessoas diferentes. E em cada uma das vezes eu estava vestindo t-shirt e jeans", diz um dos cartazes.

"Um vestido. Meses depois, minha mãe, em pé na frente do armário, se queixava do fato de eu não ter mais colocado o vestido. Eu tinha seis anos", revela a ex-criança violentada durante a infância.

mostra violência 3

Há assim, T-shirts, calças, blusas, vestidos, jeans, ou seja, roupas de uso cotidiano, que podem ser encontradas em qualquer guarda-roupa.

"Queremos que as pessoas vejam-se refletidas nas histórias, nas roupas. O objetivo da Mostra é deixar claro para as vítimas que a culpa não era delas”, diz Jen Brockman.

Diante de um estupro não devemos nunca nos voltarmos contra a vítima.

mostra violência 4

A Mostra está girando o mundo através da web para tentar acabar de vez com o preconceito. Para esclarecer de uma vez por todas que, de forma alguma, através de sua vestimenta, a vítima pediu para ser estuprada, como infelizmente muitos dizem por aí.

mostra violência 5

Assim, resumido, não importa se você estava usando calça comprida ou um vestido curto porque...

mostra violência 6

não existem desculpas que justifiquem um ato de violência.

Compartilhe com as pessoas queridas mas também com os preconceituosos de plantão.

Fonte fotos: The University of Kansas