Get Together Girls: o documentário sobre as mulheres do Quênia que transformaram suas vidas tornando-se estilistas


Quem educa uma mulher, educa um povo. Mulheres ajudando outras mulheres a transformarem suas vidas em um projeto de altíssimos valores criativo e humano. Get Together Girls é um documentário que conta a história de um grupo de jovens mulheres quenianas que transformaram suas vidas e se tornaram designers de moda graças à iniciativa concebida por uma mulher italiana que criou o projeto homônimo.

Produzido por Vasco Rossi e dirigido por Vanessa Marks, uma jornalista e documentarista italiana que vive em Los Angeles, o documentário foi exibido em 14 festivais e ganhou 6 prêmios. Filmado no Quênia, nas favelas de Nairobi e Ngong, o filme nos conduz entre a vida e as dificuldades diárias das meninas do Get Together Girls, um projeto comunitário criado para ajudar ex-meninas de rua a se tornarem designers de moda. O mérito do projeto é de Grazia Orsolato, que desistiu de sua carreira como trabalhadora na Pirelli para ir à África dar esperança para estas meninas no Quênia.

A diretora começou a filmar em março de 2011. Para se se aproximar das meninas, ela decidiu começar sem equipe, seguindo as jovens durante os seus dias de trabalho. Só depois, um operador de câmera local, Kelvin Nyangweso, começou a ajudá-la. No centro do documentário encontramos as favelas de Ngong, Mathare e Kibera, mas há algumas cenas filmadas na Itália, que documentam o desfile de GtoG Collection.

O principal objetivo do programa e do projeto é a possibilidade de inspirar outras pessoas, não só na África, mas também em outros países ao redor do mundo a seguirem o exemplo e estabelecerem centros onde a produção e a venda de produtos ocorram em um mesmo lugar e que seja aberto à outras mulheres que vivam na área. Uma bela história para contar e um projeto para imitar.

Veja aqui o trailer desta história fantástica:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...