Borboletas azuis, Esporos e Cogumelos - A Vida em Poesia

  • atualizado: 
Borboletas azuis

Uma foto é a vida, um poema, dança, cor, a energia do mundo expressa em ciclos biológicos. Esta foto acima - solo fértil, cogumelos, borboletas azuis e esporos, pólen e outras partículas vivas no ar - que eu acho, sinto, linda, nos conta essa história, a história de como a vida é, se faz.

Primeiro foram as águas, e antes delas, o fogo, a explosão química que gerou o calor necessário.

Depois, quase em seguida, as divisões celulares empurradas por inúmeras reações em cadeia, de carbono, basicamente. O carbono é a base de tudo - da vida e da morte.

Um passo longo depois e surgem os cogumelos - entre planta e bicho, esse reino de seres vivos tem muito a nos dizer e ensinar.

Da terra fértil os cogumelos tiram seu sustento - vivem onde outra vida se degrada, morre. Isso é que é terra fértil, onde a matéria orgânica se degrada, se transforma em mais vida através da morte.

E surgem os insetos também - aqui estes são representados pelas borboletas, azuis para combinar, esteticamente, com o fundo fotográfico mas, você sabe, as há de todas as cores, verdadeiras flores dançantes.

Esporos voam pelo ar - são esses pontinhos luminosos que você pode observar contra o fundo azul da foto - e onde pousarem trarão à vida novos cogumelos.

Assim, em uma dana de luz e sombra, de vida e morte, é que a vida se dá - e não é nada mais do que isso, no entanto, é tudo isso.

Te convido a uma reflexão: hoje, em que vivemos tempos tão sombrios, de violência entre os homens, de destruição entre os seres vivos, qual é, afinal, o sentido da vida?

Para ajudar é que te trouxe esta foto - a das borboletas azuis e cogumelos.

Especialmente indicado para você:

A VIDA DA MORTE: PURA POESIA SOBRE VIDA E MORTE EM UM CURTA-METRAGEM

MANOEL DE BARROS: O POETA QUE RESSIGNIFICA AS COISAS PEQUENAS

QUAIS SÃO AS PLANTAS QUE ATRAEM BORBOLETAS?

ESCOLHA UMA DESTAS BORBOLETAS E DESCUBRA ALGO ESCONDIDO NO TEU SUBCONSCIENTE

FLORES E BORBOLETAS - JARDIM DE PRIMAVERA E RENOVAÇÃO

Fonte foto