O Pequeno Príncipe: 10 frases que nos ajudam a crescer como pessoas


O Pequeno Príncipe está entre os livros que mudaram a tua vida? A história de Antoine de Saint-Exupery é muito mais do que um conto para crianças. Reler esta obra-prima na idade adulta, poderá trazer novas nuances e significados que você nunca tinha pensado antes.

Por esta razão, escolhemos algumas das mais famosas citações tiradas diretamente do livro para que, talvez, depois de redescobrir algumas destas frases, te dê vontade de reler o livro.

Então, aqui vão 10 frases do Pequeno Príncipe para termos sempre em mente em nossas vidas, pois são lições que nos ajudam a crescer como pessoas.

{index}

O essencial é invisível para os olhos

pequeno principe 1

“Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos”.

Ao dizer adeus ao Pequeno Príncipe, a raposa revelou o segredo que veio a ser uma das mais famosas frases do livro.

Todos os adultos já foram crianças

pequeno principe 2

“Todos os adultos eram crianças, mas poucos se lembram disso.”

Dizem que o truque para viver uma vida mais gratificante é precisamente redescobrir a nossa criança interior. As crianças não devem ser adultos em miniatura, os adultos é que deveriam ser crianças crescidas.

Se alguém ama uma flor…

pequeno principe 3

“Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla.”

Devo suportar duas ou três lagartas…

pequeno principe 4

“É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas.”

É o tempo que perdeste com tua rosa…

pequeno principe 5

“Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante”.

O tempo que dedicamos aos que nos rodeiam é o realmente importa para nós. O tempo é tão precioso que fica realmente impossível calcular o seu preço… e as crianças sabem disso, vimos aqui neste experimento de Natal.

É preciso ter ritos

pequeno principe 6

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, às três horas, eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora passar minha felicidade irá aumentar. Quando chegar às quatro, estarei inquieta e agitada e descobrirei o preço da felicidade! Mas se você vier a qualquer momento, eu não saberei a hora de começar a preparar o meu coração… É preciso ter ritos.”

Os ritos, ou seja, esses compromissos fixos, são momentos que conseguem manter vivas as nossas relações de amizade e amor. Os ritos estão ligadas às emoções de espera, antecipação, felicidade e surpresa que contribuem todos os dias para renovar a nossa relação com os outros. Por isso, tente respeitar as regras e evitar os atrasos.

Se você quer um amigo, cativa-me!

pequeno principe 7

“Os homens não têm mais tempo para aprender nada. Eles compram nas lojas as coisas já prontas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm amigos. Se você quiser um amigo, cativa-me!.”

Aqui estão algumas das mais famosas palavras que a raposa diz ao Pequeno Príncipe. Devemos redescobrir o valor da amizade e estreitar os seus laços se quisermos superar a solidão, apesar de sabermos que outras pessoas podem, por vezes, nos fazem sofrer. O sofrimento, como a alegria, fazem parte da vida, não podemos nos esquecer disso.

Os adultos não compreendem nada sozinhos

pequeno principe 8

“Os adultos não entendem nada sozinhos. É cansativo para as crianças ficarem sempre explicando as coisas para eles.”

Os adultos perderam o contato com a parte mais profunda de si mesmos e não sabem mais o que é intuição.

As palavras são fontes de maus-entendidos

pequeno principe 9

“Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, como agora, sobre a relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é fonte de mal-entendidos. Mas, a cada dia, tu poderás sentar um pouco mais perto.”

Realmente precisamos de palavras para nos comunicarmos com as pessoas que realmente amamos?

Minha vida será tão iluminada

pequeno principe 10

“Minha vida é monótona. Eu caço galinhas e as pessoas me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música.”

Amor e amizade são antídotos da monotonia e a nossa vida será mesmo iluminada se tivermos estes dois ingredientes. Para tê-los, como bem explica o Pequeno Príncipe, é preciso cultivá-los.

Talvez te interesse ler também:

20 FRASES DE CARL JUNG PARA CONHECERMOS MELHOR A NÓS MESMOS

10 LIÇÕES DE VIDA RETIRADAS DE CÉLEBRES FRASES DE ALBERT EINSTEIN

10 FRASES ÓTIMAS PARA LEVANTAR O ASTRAL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...