Brasília é rock: gênero é patrimônio cultural da capital federal


A lei n° 567/2015, de autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT), fez de Brasília a capital do rock nacional.

Sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg na sexta (26/2), a lei declara o rock brasiliense como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal.

De Brasília vieram bandas que fizeram a cabeça da juventude nos anos 80 e que, ainda, são queridas da nova geração. São bandas referências para o rock nacional Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Raimundos, Cássia Eller, Paralamas do Sucesso, entre outras.

No entanto, chegou um momento em que o rock da capital perdeu espaço para outros gêneros musicais – como ocorreu em todo o Brasil – devido ao aumento de espaços que mostram a diversidade cultural da cidade. O título visa a reconhecer o que o rock já representou e representa, ainda, para Brasília.

“O Rock Brasília tem identidade própria e tem sido uma enorme contribuição à música brasileira. Assim, vamos proteger um patrimônio cultural que é típico de Brasília e do Distrito Federal”, disse o deputado nas redes sociais.

Talvez te interesse ler também:

A MÚSICA CLÁSSICA É UM REMÉDIO PARA O CORAÇÃO

JÁ PENSOU EM VIRAR MÚSICA APÓS A MORTE?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...