Ecoturismo em Brasília: um roteiro verde para a capital do país


A Chapada Imperial é uma reserva ecológica particular localizada em Brasília, e que vem sendo preservada desde o ano de 1986. A Chapada Imperial compreende uma área de aproximadamente 4.800 hectares e fica, precisamente, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa. Trata-se da maior área de mata particular preservada no Distrito Federal.

Sua área abriga fauna e flora típicas da região e as protege da ameaça de extinção. Para conhecer as maravilhas deste roteiro verde, é preciso atravessar trilhas ecológicas espalhadas pela Chapada Imperial, acompanhado de guias treinados, para visitar as 30 cachoeiras que passam pela vegetação de Cerrado local.

São quatro as opções de trilhas para os visitantes:

foto

foto: chapadaimperial

Trilha curta

Essa é a melhor para as crianças, se você pretende levar seus filhos para conhecer essa beleza natural.

Caminhada tranquila e segura, com 1 quilômetro de extensão e uma hora e meia em desnível de mais ou menos 35 metros.

O que é oferecido na trilha?

Educação ambiental mostrando cinco vegetações de cerrado (fitofisionomias): vereda, campo úmido, campo sujo, campo limpo, cerrado senso stricto. Paradas para banhos em poços cristalinos visitando 4 poços, 3 cachoeiras, 2 mirantes.

Trilha média

foto

foto: chapadaimperial

Aqui as coisas começam a esquentar, mas ainda dá para levar numa boa. Crianças acima de 7 anos podem realizar a trilha numa boa. Essa trilha possui cerca de três quilômetros de extensão e pode ser feia em até três horas e meia. Desnível de 200 metros.

O que é oferecido na trilha?

Educação ambiental mostrando sete vegetações de cerrado (fitofisionomias): vereda, mata de galeria, campo úmido, campo sujo, campo limpo, cerrado senso stricto, e campo rupestre. Visitas a 15 cachoeiras com paradas para piquenique e banho. Retorno das cachoeiras no transporte interno, “pau-de-arara” com 3 km de estrada até a sede.

Trilha longa

foto

foto: quadradobrasilia

Hora de separar os sedentários dos atletas. Brincadeira! A trilha é moderada e pode ser feita por crianças acima de sete anos, mas exige mais de todos. Tem quatro quilômetros de extensão e pode ser feita em quatro horas e meia. Desnível de 400 metros.

O que é oferecido na trilha?

Educação ambiental mostrando mais de oito vegetações de cerrado. Visitas a 30 cachoeiras com paradas para piquenique e banho. Retorno das cachoeiras no transporte interno, “pau-de-arara”, com 3 km de estrada até a sede.

Trilha da Rainha

foto

foto: quadradobrasilia

A última trilha também segue o padrão moderado. E é até tranquila pela sua extensão de apenas um quilômetro, que pode ser feita em duas horas. Desnível próximo de 50 metros com as maiores cachoeiras da reserva.

O que é oferecido na trilha?

Educação Ambiental mostrando duas vegetações de cerrado (fitofisionomia): mata ciliar e cerrado senso stricto. Paradas para banhos em poços cristalinos, visitando 5 poços e 5 cachoeiras.

Talvez te interesse ler também:

ECOTURISMO NO BRASIL PODE CONTRIBUIR PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

VOCÊ CONHECE O CERRADO BRASILEIRO?

Fonte foto capa: quantocustaviajar




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...