Orquestra de Reciclados de Cautera: como a música deu esperança a toda uma comunidade

A Orquestra de Reciclados de Cautera, no Paraguay, é um projeto musical e sócio-ambiental que teve seu início em 2006, com filhos dos catadores de lixo que atuavam na área. Foi iniciado pelo engenheiro ambiental e músico, Fávio Chavez que teve a idéia de dar aulas de musicalização aos jovens do entorno do lixão.

Como não tinham recursos para a aquisição de instrumentos musicais, eles os fizeram com material encontrado no local, com a ajuda de Nicolás Gomez, artesão de reciclagem que também mora em Cautera. Juntos desenvolveram instrumentos tão capazes que hoje é com estes que o grupo apresenta suas peças musicais de altíssimo nível. E mais, que os instrumentos feitos de reciclado não despertaram a cobiça alheia assim sendo possível aos jovens andar com eles, sem risco. Neste vídeo você pode ver algo dessa criação de instrumentos musicais realizada por eles.

No começo do projeto as aulas de musicalização eram dadas no próprio lixão, sob os olhares atentos da comunidade que via seus filhos aprenderem uma arte nova e saudável.

Neste vídeo pode-se conhecer um pouco da vivência local deste projeto que hoje já se constitui como uma orquestra filarmônica de reconhecimento internacional, a Orquestra de Reciclados de Cautera (vídeo).

{youtube}YxUuKthY1dQ{/youtube}

Veja e ouça a atuação da Orquestra Reciclados de Cautera interpretando a Sinfonia N.5, de Beethoven, no teatro Carré, Amsterdan.

{youtube}L1KPLj6adj8{/youtube}

Com essa experiência foi feito um filme, LandfilHarmonic, que conta a história do projeto e a vida dos habitantes de Cautera, vida essa que é entremeada das atividades no lixão de mesmo nome.

Fantástico!

Leia também: EM UM PRESÍDIO BRASILEIRO, O SOCIAL E O AMBIENTAL ANDAM LADO A LADO

Fonte foto e vídeos: recycledorchestracateura.com