Fotos dos europeus ‘rebeldes’ que deixaram a vida na cidade


Deixar a vida na cidade: questão de escolha para alguns e de necessidades para outros. Muita gente experimenta no desapego uma nova forma de ver a vida, muito mais leve e feliz, onde os hábitos de conforto não são exatamente as coisas mais importantes que podemos ter, como costumamos pensar. Desapegar significaria revolucionar a própria experiência existencial, partindo das profundezas do ser. Uma ideia que, pelo menos uma vez na vida (ou talvez mais!) se passou em nossas mentes. Mas existem aqueles que realmente fizeram esta escolha. E o fotógrafo francês Antoine Bruy, conseguiu captar a vida de alguns ‘rebeldes’ europeus que foram viver longe dos grandes centros.

Dos Pireneus à Romênia, muitos optaram por viver em contato com a natureza, em busca de sua identidade humana, manchada pela artificialidade do mundo moderno. Um pouco como o protagonista de Into the Wild, a adaptação para o cinema do romance homônimo de Jon Krakauer, que conta a história de Christopher McCandless, o jovem natural de West Virginia, que depois da sua formatura, deixa a sua vida e a sua família para trás, e começa uma longa viagem para chegar ao Alasca.

Em 2006, o fotógrafo francês começou a fazer trabalho voluntário em fazendas na Austrália. Foi então que ele começou realmente a entender o que significa ter um estilo de vida “off-grid”, ou seja, longe das redes (de energia e água) e autossuficiente.

Seguindo os passos de quem, como Christopher, tinha feito essa escolha, Antoine Bruy estava interessado cada vez mais na vida daqueles que tinham escolhido afastar-se das cidades e países de origem, para viverem em contato com a terra.

De 2010 a 2013, ele vagou pela montanhas da Europa, à procura de histórias para contar através de suas fotos, documentando a nova vida das pessoas que ele conheceu. O resultado é um conjunto, intitulado “Scrublands.”

Landscape Antoine Bruy

Menino Antoine Bruy

Cabanas incomuns equipadas com painéis solares, oscila com pneus velhos e encontros com animais. Tem tudo isso e muito mais nas fotografias de Bruy.

foto

Balanço de pneu

Cuidando de um cordeiro

Algumas das casas construídas com materiais reciclados mostram vistas idílicas. Não fica muito atrás da beleza escultural das construções de madeira cercada por laranjeiras em flor.

Materias reciclados

Laranjeira

Paisagem

A história em imagens que revela um mundo vivo e puro, e não muito longe da gente.

foto

Leia também: Pessoas que optaram por viver sozinhas em meio à natureza

Fonte fotos: Antoine Bruy




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...