As incríveis fotos de “Escolas?” públicas no Brasil


As aspas e o ponto de interrogação não são por acaso no termo “Escolas?” do título. Como todos sabem, a educação ainda é problema social grave no país, mas muitas vezes ignorado pela sociedade e as autoridades. Felizmente, de tempos em tempos surgem trabalhos que nos fazem lembrar do precário cenário da educação brasileira. Entre esses trabalhos, destaque para o da fotógrafa Cláudia Martini, convidada pelo Ministério Público Federal, para viajar por cinco estados com o intuito de conhecer, e fotografar, as escolas com os piores índices de desempenho educacional do país.

O resultado dessa viagem esteve na exposição “Escolas?”. A exposição reuniu no ano passado imagens devastadoras da realidade das piores instituições de ensino do Brasil. Entre os estados visitados atrás de escolas de baixo desempenho, estão o Amapá, Rio de Janeiro, Roraima, Pará e Alagoas.

Nas imagens tiradas por Cláudia é possível ver a completa falta de estrutura das salas de aula, que, claro, resultam em um ensino de baixíssima qualidade, com cartazes de um trabalho escolar de leitura escrito “progeto” ao invés de “projeto”, feita por um aluno.

Também se registra o esforço dos “heróis” professores e alunos que seguem indo às aulas mesmo diante deste triste quadro.

Socorro

Sala de aula

Mas se a descrição das salas de aula são de tristeza ímpar, as fotos de outros locais como os banheiros de algumas das escolas fotografadas está além das palavras. Banheiros sem estrutura alguma. Feitos de madeira, assentos com buracos e um pedaço de papel higiênico ao lado.

Cláudia visitou também muitas salas de aula rurais, que combinavam o mesmo professor para diversas matérias, dadas de uma vez só para vários alunos em uma mesma sala.

A fotógrafa fez a maior parte das visitas durante o mês de fevereiro de 2014, encontrando muitas salas sem aula e, ao questionar o motivo, ouviu várias explicações, entra elas a de que era somente naquela semana que os professores não estavam trabalhando.

Sala vazia

Apesar da indignação, Cláudia, fotógrafa que teve trabalhos em exposições como “O Corcovado, o Redentor e Uma Oração”, preferiu não revelar em quais estados cada foto de “Escolas?” foi tirada.

Cadeiras jogadas

“Escolas?” esteve em exposição no Memorial da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Veja aqui mais fotos deste projeto.

Fonte fotos: direto.digipix.com.br

Leia também: O lixão oceano. Fotos de Alessandro Puccinelli




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...